2018: Ano Novo com Esperança nas surpresas de Deus!

Quarta, 03 de Janeiro de 2018.

O início de um Ano Novo é o momento por excelência para acolher a exortação do Papa Francisco: “deixem-se surpreender por Deus! Estejam atentos às surpresas de Deus! Deus nos surpreende sempre”! Convido o amigo leitor a se permitir que a virtude da ESPERANÇA seja bem viva, seja a nossa força nesses tempos difíceis de nossa história! “Esperar contra toda esperança!” nos exortava Dom Hélder Câmara nos tempos sombrios da ditadura.

Falando, a partir da experiência eclesial, permitamo-nos vislumbrar já os sinais surpreendentes da bondade e ternura de Deus na vida de nossa Igreja para a vida do Brasil e do mundo! Num tempo de envelhecimento da Igreja, o Papa Francisco convoca uma grande reunião de bispos do mundo inteiro, o chamado Sínodo dos Bispos, para discernir a missão da Igreja junto às juventudes.

Outro sinal surpreendente: A convocação do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica, em outubro de 2019. O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.

Já no Brasil, os nossos bispos mobilizam os fiéis e comunidades para celebrar o Ano dos Leigos e Leigas. Todos os fiéis, pelo batismo e crisma, são verdadeiros Sujeitos Eclesiais; ou seja, cristãos e cristãs chamados à participação na vida, missão e decisões da Igreja e ao engajamento cidadão para a transformação da sociedade!

Dois gestos desse protagonismo dos leigos e leigas nesses primeiros dias do Ano Novo, a título de exemplo em nossa paróquia, são a criação do Consultório Pediátrico, com a Dra. Magda, para crianças carentes e a instalação do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com o Prof. Dr Julian, para serviços advocatícios gratuitos para os empobrecidos.

Ainda, em termos de Brasil, somos surpreendidos com a convocação da Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos”; uma resposta providencial de Deus e de nossos bispos ao drama da violência urbana que nesse final de ano fez sofrer também várias famílias de nossa querida cidade, com a perda de alguns de seus filhos.

Somos surpreendidos também, nesta aurora do Ano Novo, com a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz: “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca da paz”! Apelo à solidariedade internacional, mas também apelo para acolhermos e socorrermos àqueles que, no dia a dia, batem às nossas portas!

Enfim, a nossa cidade tem o surpreendente privilégio de ver dois de seus jovens – Galdino e Francielli -escolhidos para representar a Igreja Católica do Estado do Rio na 12ª Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude, em Rio Branco, no Acre. E também enviar duas de suas lideranças – Darlei e Pedro, Coordenadores diocesano e local respectivamente da Pastoral Afro-descendente – para o 9º CONENC-Congresso Nacional das Entidade Negras Católicas em Londrina PR. E ainda, a nossa cidade, nas pessoas de Ir Casilda, Ir Aparecida, Marineis, Sandra, Galdino, José Soares e Francielli, juntos a outros de nossa diocese, estarão representando a nossa Diocese de Valença no 14º Encontro Inter-eclesial de CEBs também em Londrina, Paraná.
Esses sinais eclesiais da ternura surpreendente de nosso Deus são-nos suficientes para aquecer a Esperança em nossas comunidades e também na sociedade. Deveria elencar, é claro, muitíssimos outros sinais das surpresas de Deus em meio à sociedade organizada; o que espero fazer oportunamente como estímulo à corresponsabilidade cidadã de todos os cristãos e homens e mulheres de boa vontade. Não gostaria de cometer, nessa primeira hora, involuntária omissão frente à riqueza desses sinais que nos surpreendem. A Esperança seja-lhe, seja-nos,a força da paz!

Medoro, irmão-menor-padre pecador

Por Padre Medoro

B01 - 728x90