FANTASIA DE VIVER

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018.

Dizem que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval. Não concordamos. O carnaval, a maior festa popular, a festa do povo, por exemplo, realizada agora em fevereiro começou a ser planejada desde o ano passado e na Secretaria Municipal de Cultura de Três Rios, as competentes e dedicadas funcionárias Juliana Massi e Mariana Strzoda, conselheiras de cultura do poder público informavam o andamento sempre que a plenária do CMPC solicitava. Esse ano então, o segmento Carnaval do Conselho Municipal de Política Cultural está feliz, dizem que por aqui passaram mais de 100 mil pessoas! A festa aconteceu... Sabemos!
Passado o Carnaval vamos agora trocar a roupa e colocar a fantasia de viver, como bem disse a poesia de Clarice Lispector.


MARCOS DA CULTURA


Desde a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Lei 3222 que vai completar ano que vem 10 anos, os marcos legais da cultura vem sendo implementados em nosso município. São eles: O convênio de adesão ao Sistema Nacional de Cultura, a Lei do Sistema Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Politica Cultura, o Plano Municipal de Cultura e as Conferências Municipais de Cultura. Cabe a Secretaria Municipal de Cultura – SECULT convocar e coordenar a Conferência Municipal de Cultura – COMUC que se reunirá ordinariamente a cada dois anos, e extraordinariamente, a qualquer tempo, a critério do Conselho de Cultura. A data da COMUC deve estar de acordo com o calendário de convocação das Conferências, Estadual e Nacional de Cultura. Esse ano serão realizadas as Conferências tanto no âmbito Municipal, como Estadual e Nacional. O tema das Conferências será A CULTURA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONOMICO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E NO BRASIL, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura local, estadual e nacional.
A etapa estadual será realizada em 1 e 2 de junho no Rio de Janeiro, a etapa da regional centro sul fluminense será realizada em 05 de abril, em município a ser divulgado, a etapa municipal acontecerá em Três Rios, com a realização da VI Conferência Municipal, em maio em dia e local a ser anunciado em breve.
As Conferências são espaços destinados ao encontro da sociedade civil e poder público, com o objetivo de debater e propor políticas, com programas a serem aplicados. É fundamental espaço para avaliação das políticas públicas, considerando o que foi implementado para gerar novas ações.
Os municípios que realizam suas conferências municipais devem estar em sintonia com o Sistema Estadual de Cultura do RJ (SIEC RJ), dialogando com o tema e sub temas da etapa estadual e nacional. A Secretaria de Estado de Cultura do RJ (SEC RJ) disponibilizou um manual com passo a passo para auxiliar na realização das conferências municipais.
A IV Conferência Estadual de Cultura do RJ é momento de consolidação da política cultural vigente, com interação dos protagonistas do setor, onde se avalia o que foi realizado, projetando o que virá, e ainda, a eleição de delegados para etapa Nacional.

Vera Alves Pereira
Secretária do Conselho Municipal de Politica Cultural
Conselheira Estadual de Politica Cultural Regional Sul Fluminense
Diretora de Comunicação do Fórum Cultural da Regional Sul Fluminense

Por Conselho Municipal de Cultura

B01 - 728x90