“Jovem, ide sem medo, para servir!” (Papa Francisco)

Quarta, 19 de Julho de 2017.



A cidade de Três Rios, como todas as cidades banhadas pelo rio Paraiba do Sul, recebe no próximo sábado, 22 de julho, centenas de jovens enviados das várias paróquias da Diocese de Valença e de muitos outros estados do país, para celebrar a Semana Missionária da Juventude. É o último, de muitos outros grandes e consequentes eventos, nos últimos três anos, em preparação à grande festa jubilar no Santuário Nacional de Aparecida, no final de semana 29 e 30 de julho. Para lá, nossas paróquias promovem romarias especiais de jovens, na noite de 28 para 29 de julho. Vamos celebrar nossa grata devoção mariana: Aparecida, Maria da Libertação!
A prioridade missionária desse jubileu concedida às juventudes é uma iniciativa pastoral de nossos bispos que viram na imagem pescada em nossas aguas um ícone profético de Maria pela libertação, dignidade e inclusão sócio-econômico-cultural da comunidade afrodescendente subjugada então à escravidão pelos barões do café; sobretudo, a mulher jovem, negra e pobre, duplamente escravizada, explorada em seu trabalho e abusada/violentada em sua sexualidade. Situação esta, ainda lamentavelmente persistente em nossos dias. O trabalho doméstico pouco reconhecido e materialmente desvalorizado e a prostituição infanto-juvenil bradam aos céus!
Impressionam, sobremaneira nesses últimos dias, o empenho preparativo de nossos jovens pjoteiros e dos movimentos eclesiais juvenis. E igualmente o apoio das nossas queridas e militantes CEBs-Comunidades Eclesiais de Base. É-me forçosamente grato registrar nessa perspectiva cinco iniciativas solidárias acontecidas concomitantemente nesse último final de semana. Os jovens fizeram pedágio e rifas para levantar fundos para seus gastos comunitários. O Sr. Wantuil, presidente do Terço dos Homens, mobilizou um expressivo número de fiéis e promoveu um delicioso e beneficente churrasco na Oficina de Nazaré, no Triângulo.
Já o CPP-Conselho Paroquial de Pastoral realizou, também no último sábado, em parceria com o Colégio Nossa Senhora de Fátima, uma animada e, também beneficente, festa julina. A CEB de Santa Rita de Cássia, na Ponte das Garças, com sua saborosíssima comida acolheu carinhosa e solidariamente, na manhã do domingo, a Reunião da Colegiada Diocesana de CEBs. E na parte da tarde o 2º Encontro Regional de CEBs em que a questão da juventude no mundo urbano mereceu especial destaque. E mais. Sobram casas que se abrem para hospedar os jovens missionários.Todos juntos com e pela evangelização das juventudes!
Ao longo dessa semana, nossos jovens hospedeiros correm para otimizar a infraestrutura pastoral. Já montam as barracas para a primeira etapa que será o Acampamento Missionário no Sítio São José, cedido solicitamente pelo casal Eliete e Fábinho para mais esse evento. As equipes de promoção procuram angariar gêneros alimentícios para as refeições a serem oferecidas. A Prefeitura Municipal e várias empresas comerciais se fazem solidárias. Um verdadeiro mutirão devocional e missionário! Devocional porque assim podemos agradecer as incontáveis bênçãos da Padroeira do Brasil! Missionário por ser a transmissão da genuína fé mariana às novas gerações, o nosso foco.
Bem vindos jovens missionários! Nós os acolhemos felizes e de corações e corações abertos! “Bendito quem vem em nome de Senhor!” (Jo 12,13). E com o Papa Francisco, acolhidos, lhes enviamos: “Ide sem medo, para servir”!
Medoro, irmão menor-padre pecador

Por Padre Medoro