Jovens de porta em porta

Quarta, 26 de Julho de 2017.

As paróquias de Três Rios e Paraiba do Sul colhem, de portas e corações abertos, os jovens vindos das várias cidades da Diocese de Valença e de outras cidades do estado e do país para a Semana Missionária da Juventude, atividade esta do Projeto de Evangelização ROTA 300 em preparação ao grande jubileu do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Juntos aos Grupos Paroquiaisde Jovens,à PJ-Pastoral de Juventude e aos vários Movimentos Eclesiais Juvenis, como Segue-me, Shanlon, CLJ, Eterna Aliança, desde o dia 22 até 30 de julho, cumprem uma rica experiência comunitária de discípulos missionários, sob a orientação dinâmica do neossacerdote, Padre Henrique de Azevedo Garcia.

Na nossa Paróquia São José Operárioos jovens missionários iniciaram, no último sábado, dia 22, com o 6º Acampamentoda PJ(anual)para aprofundar a identidade e a metodologia pjoteira a partir da Mística Mariana e também para consolidar os Grupos de Base e intensificar a comunhão dos grupos diocesanos.

Destaque para as novas gerações de nossos adolescentes e jovens, para as delegações de Taboas (Rio das Flores), Vassouras e Paty do Alferes e, também, para a coordenação paroquial encabeçada pelos dedicados e competentes líderes, Leandro Galdino Teixeira, Franciele Ferreira, Seminarista Carlos Eduardo Dutra, Eduardo Nunes e Rafaela da Silva. O Sítio São José Operário tornou-se um verdadeiro cenáculo de onde partiram, sob o sopro do Espírito Santo, as novas gerações de missionários.

A partir de segunda-feira, dia 24, nossos jovens unidos aos demais da cidade, num grande Mutirão Missionário inter-paroquial de Jovens realizam missões de porta em porta – sempre à tarde - nos bairros do Ponto Azul (dia 24), Habitat (dia 25) e hoje na Rua direita para nuclear novos grupos de jovens e solidarizar-se com as juventudes excluídas. Impressiona o altíssimo testemunho de unidade dos jovens vindo de um pluralismo evangelizador de pastorais e movimentos juvenis, ao lado do entusiasmo com que se envolvem no testemunho e anúncio de Jesus Cristo e de seu Reino. Nesses dias são celebradas as Missas da Juventude, sempre as 18 horas, nos locais missionados. Muito fervor orante, amorosa fraternura e comovedora ação missionária.

Além do aspecto estritamente religioso, a Pastoral Juvenil do Brasil, sob a responsabilidade da CNBB, orientou que a missão contemplasse também a caridade social, intrínseca ao Evangelho; concretamente na expressão do comprometimento com a cidadania ativa. Dai que em todas as noites os jovens estão se assentando em Mesas Redondas sobre Políticas Públicas para as Juventudes.

Na segunda-feira, na Capela do Ponto Azul, dialogaram com os secretários Élida, da Educação, e Celsinho, da Cultura. Ontem conversaram, no Habitat, com o Secretário de SaúdeLuiz Alberto ea Coordenadora da Promoção Humana e Social, Patricia. E hoje, se assentam com o Vereador Juarez de Souza. Interessante observar o senso critico dos jovens nesses debates. Noites de formação cidadã-política e de profecia!

O momento celebrativo mais alto está sendo esperado para amanhã, quinta feira, dia 27, na Praça São Sebastião, as 19h, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Nélson Francelino: a Liturgia do tricentenário da imagem de Aparecida. Esta, seguida de um Evangeliza-show com a Banda Louvart.

O desdobramento eco-pastoral desta celebração se consumará na manha de sexta-feira: Juventudes ao encontro dos três rios.Aqui temos o privilégio único de um delta com três rios: Paraíba do Sul, Preto e Piabanha. Assim,nas águas do Paraíba do Sul, os jovens renovarão seus compromissos batismais de buscar sempre adorar a Deus, viver em comunidade e servir no amor ao cuidado, defesa e promoção da vida de todos. E, claro, fazendo nosso pacto ecológico de cuidado com a nossa casa comum.

Enfim, nos dias 29 e 30 a juventude missionária do Brasil celebra em Aparecida o Tricentenário do Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.A Romaria da Juventude conduzirá nossos jovens ao Santuário Nacional pra esses dois dias de celebração no nossa fé marina.

E para coroar tudo isso, fomos distinguidos com a visita dos responsáveis pela evangelização das juventude no Brasil, com uma Missa, nesta manhã, as 10 horas, na Igreja Santo Antônio dos Pobres, em Paraíba do Sul. São eles: Dom Vilsom Basso (Presidente) – responsável por acompanhar as congregações, Dom Nelson Francelino – membro da CEPJ e responsável por acompanhar as Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJMP, PJR), Dom Antônio Emídio Vilar –membro da CEPJ e responsável por acompanhar os movimentos e novas comunidades e Padre Antônio Ramos Prado, sdb – responsável por assessorar e acompanhar a CEPJ e todas as expressões juvenis da pastoral juvenil.



Por Padre Medoro

B01 - 728x90