Rota 300: Com a Mãe Aparecida Juventude em missão!

Quarta, 12 de Julho de 2017.

 



           



Os jovens católicos, organizados na Pastoral da Juventude e nos Movimentos de Jovens (Segue-me, EAC,...), se mobilizam para acolher dezenas de jovens vindos de toda Diocese de Valença e outras dioceses do Brasil para realizar a Missão Jovem ROTA 300. Trata-se de uma iniciativa dos bispos do Brasil de realizar a Semana Missionária da Juventude nas cidades banhadas pelo Rio Paraíba do Sul, entre os dias 22 e 28 de julho. A motivação de fundo é a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Porto de Itaguaçu, em Aparecida,SP, que tem por gesto concreto a solidariedade à mulher jovem, negra e empobrecida.



“Juventude, venha trabalhar na Missão!“ conclamou Dom VilsomBasso, bispo responsável pela evangelização das juventudes do Brasil. Ele assim o faz, porque acredita que este momento será uma resposta ao apelo missionário do Papa Francisco, que afirma que os jovens são a esperança da missão. “A CNBB oferece a oportunidade de missão, ela oferece aquilo que Jesus pede: “Ide e pregai o Evangelho” ela oferece o que o papa Francisco diz: “Uma Igreja em saída”, ela responde o que o papa Francisco disse no Rio de Janeiro: “Ide sem medo de servir”.



O Papa Francisco convoca concomitantemente a Igreja no mundo inteiro para celebrar o próximo Sínodo dos Bispos, em 2018, sob o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Ora, a Semana Missionária será uma grande oportunidade para os jovens também ouvirem o chamado de Deus para suas vidas. “A semana Missionária dá ao jovem – segundo Dom Vilson - uma mística fundamental, que é preciso doar a vida, (...), na inspiração mariana. Isso é de fato uma maneira do jovem sentir-se chamado para a vocação, que como papa Francisco diz, é para família, é para o sacerdócio, é para vida religiosa, é para se consagrar a fazer o bem”.



Esta Semana Missionária será para todos os jovens um momento de formação integral, pois, como lembra Dom Vilson, ela dá tudo o que se sonha oferecer para a juventude. “Ela dá ao jovem o conhecimento de si mesmo, ela dá ao jovem a capacidade de se relacionar-se, trabalhar junto, dá ao jovem isso de ser igreja jovem, dá ao jovem esse contato com o social no caso a ecologia, a preservação da natureza”. Da parte de nossas famílias se espera para isso a hospitalidade solidária para que, seguros sob um teto cristão e alimentados com o pão nosso de cada dia, sejam testemunhas e anunciadores de Jesus Cristo às novas gerações de nossa cidade.



Aqui em Três Rios o Pe Roshan D’Souza, dedicadíssimo pároco de São Sebastião, é o responsável geral da Semana Missionária. Em meio a múltiplas atividades, que em breve estarão sendo publicadas, os jovens que virão de fora unidos aos jovens trirrienses,vão vivenciar inicialmente a múltipla experiência eclesial das paroquias da cidade: São Sebastião vai acolher os Movimentos Jovens, a Santa Luzia os jovens da RCC e São José Operário a Pastoral da Juventude.Depois a cada dia uma experiência diferente de contato com jovens nas várias comunidades, com jovens em situações critica. Um dia em especial de ecologia, ao redor do Rio Paraíba do Sul, provocando no coração da juventude, esse desejo do Papa da gente “cuidar da casa comum”. Os jovens também debaterão com autoridades específicas as políticas públicas para a juventude. No dia 27, uma grande Celebração Eucarística, presidida por nosso bispo Dom Nélson, seguida de um Show de Evangelização, reunira toda a cidade.



O projeto Rota 300 da Pastoral Juvenil do Brasil, que conduziu a ação evangelizadora dos Jovens nos últimos dois anos, terá seu encerramento oficial em Aparecida, nos dias 29 e 30 de Julho. Para lá irão caravanas de jovens de nossas paróquias, cidades e os jovens missionários vindos de todo o Brasil, sob a coordenação do Pe Henrique de Azevedo, Responsável pelo Setor Juventude de nossa Diocese. Vão celebrar com a Mãe Aparecida sua ação missionária, os trabalhos sociais, a formação das lideranças e dos assessores juvenis. Apoiemos, pois, essa hora de graça da juventude cristã!



Medoro, irmão menor-padre pecador.


Por Padre Medoro

B01 - 728x90