O essencial é invisível aos olhos", escreveu o autor do Pequeno Príncipe.
Como conceber tal idéia num mundo baseado, apenas, em valores materiais?
Vivemos em função do automóvel, da casa, das viagens, dos grandes projetos materiais que se sucedem e nunca chegam a satisfazer o ser humano.
Saint Exupéry referiu-se ao mundo imaterial; que não pode ser visto com os olhos físicos; que existe no interior de cada ser humano e que cada um deve aprender a conhecer e a enxergar. Neste mundo habitam os pensamentos que impulsionam o homem à ação; os sentimentos que os vinculam a outros seres, objetos ou conhecimentos; as reflexões, as recordações, as inquietudes espirituais.
Todos os problemas que a humanidade enfrenta têm muito a ver com o desconhecimento generalizado sobre este Universo invisível que cada um carrega dentro de si.
O essencial, o invisível, é o que se pensa, o que se sente, o que é real, o que nenhum microscópio detecta, mas que existe, porque se experimenta, porque se vivencia.
Uma criança sabe do amor que sente por seus pais; da alegria ao despertar todas as manhãs; do deslumbramento que a Natureza lhe oferece a todo o momento; da importância da amizade.
Tudo isto é imaterial; não se vê, não se toca; mas existe, é real.
O essencial é invisível porque, em sua sutil realidade, exige um esforço para ser enxergado; não com os olhos físicos, mas com os do entendimento, da sensibilidade, do espírito humano que é amplo e universal.
Da Sabedoria Logosófica
"É muito difícil a arte de criar a si mesmo; constitui uma tarefa árdua e grande, que não se poderia
A Fundação Logosófica mantém cursos de Informação de Logosofia em sua sede para os interessados que moram na cidade de Três Rios e região, e por correspondência para todo o Brasil.
FUNDAÇÃO LOGOSÓFICA – Em Prol da Superação Humana
Praça Martins Paixão, 05/101 – ( em frente à Lojas Americanas)
Centro – Três Rios – RJ – 25804 -280
(24) 8817-9210
logosofia.tr@gmail.com
www.logosofia.org.br