Aprovado projeto que institui o Dia municipal do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias
Por Redação - 04/07/2012, 10h44
O vereador Álvaro Freitas, autor do projeto
Foi votado em sessão ordinária na última semana na Câmara Municipal de Areal o Projeto de Lei, de autoria do vereador e vice-presidente Álvaro Freitas (PP), que institui o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, no calendário oficial do município de Areal. Se­gun­do o vereador, as ações dos agen­tes co­munitári­os de saúde são acom­panha­das e ori­en­ta­das por um en­ferme­iro/su­per­vi­sor lo­tado em uma uni­dade bási­ca de saúde que pos­sui as prin­ci­pa­is es­pe­ci­ali­dades médi­cas e de­man­da es­pontânea.
 
Embora a da­ta do Agente Comunitário de Saúde já seja co­memo­rada na­ci­onal­mente, con­forme Lei 11.585, de 28 de no­vemb­ro de 2007, o par­la­men­tar ressaltou a importância de designar uma data para homenagear todos (agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias) como sendo uma forma de motivação e reconhecimento a esta categoria.
 
"Em Areal te­mos 28 agen­tes co­munitári­os de saúde, e es­ses agen­tes de for­ma heróica fa­zem um aten­di­men­to de ca­sa em ca­sa, fa­zem pes­qui­sa e tra­zem da­dos im­portan­tes. Por is­so, me­recem nos­so re­con­he­cimen­to. A im­portância desses agentes de saúde e de endemias é in­calculável”, afirmou o vereador Álvaro Freitas.
 
Para a coordenadora de Atenção Básica, a enfermeira Mirella de Carvalho Neves, a iniciativa do vereador Álvaro é significativa, sendo uma das formas de homenagear estes profissionais tão importantes para a saúde de Areal, pois eles cont­ri­bu­em efe­tiva­men­te pa­ra uma saúde públi­ca mel­hor. “Eles são o elo entre a comunidade e os demais profissionais da Equipe de Saúde da Família”, destacou a coordenadora.
 
As atividades desenvolvidas pelos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários são muito importantes, sendo realizadas por trabalhadores incansáveis que cuidam da saúde da população, principalmente dos que atuam em áreas mais carentes.
 
De acordo com o projeto, o dia escolhido para comemorar o trabalho desses agentes é 10 de julho, o qual integrará o Calendário Oficial de Eventos do Município. Assim, no dia determinado, o poder executivo vai estabelecer ações educativas a serem desenvolvidas na data comemorativa, com o envolvimento de toda a comunidade, bem como informando sobre o trabalho dos agentes.
 
O pro­jeto de Lei, que ins­ti­tui o Dia Mu­nici­pal do Agen­te Co­munitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, foi de­libe­rado pe­los ve­re­ado­res, no plenário da Câmara Municipal de Areal, e ago­ra vai para sanção do prefeito para desse modo entrar em vigor depois de decorridos trinta dias da sua aprovação.
Comentários
Mais de Areal