Câmara de Vereadores adere Campanha de Combate do Suicídio

Três Rios - (Cotidiano) - Quarta, 13 de Setembro de 2017.

Câmara de Vereadores adere Campanha de Combate do Suicídio

A Câmara de Vereadores de Três Rios aderiu ao Setembro Amarelo, campanha mundial que tem o objetivo de combater o suicídio. Até o dia 30 deste mês, a iluminação do prédio estará amarela.
No Brasil, a campanha é incentivada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). No mundo, é estimulada pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente ocorrem 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos.“O combate do suicídio precisa ser debatido sempre, porque conversar ainda é a melhor solução. A Câmara de Vereadores apoia porque é um assunto que precisa de atenção e os dados são alarmantes: 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta”, apontou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Nilcélio Sá.
Ainda segundo a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos. Mas é preciso encarar a questão dos problemas relacionados à dor, sofrimento, solidão e doenças como ansiedade e depressão. Só em 2016, 75 mil pessoas foram afastadas do trabalho em razão da depressão e que até 2020 a doença será a mais incapacitante do mundo.
No Brasil, os dados demonstram um aumento de antidepressivos e estabilizantes de humor em torno de 18,2% no ano de 2016, comparado com 2015.

Por Angélica Garcia

Crédito da Foto: Jaderson Bonfin

Publicidade