ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

A Ciência e a Natureza

Terça, 15 de Setembro de 2020.

Atualizado em Segunda, 14 de Setembro de 2020 às 18:41 horas.

  A Ciência e a Natureza

A “natureza” é uma mestra que tem toda a sabedoria de milhões de séculos, nos quais vem o nosso planeta evoluindo. Quem estudar os diferentes mapas da natureza não terá necessidade de inventar teorias sobre a nossa herança. Esse desejo de por a natureza de volta em nossas vidas se aplica particularmente a duas preocupações modernas; tornar-se saudável e manter-se saudável. Há um ditado muito cuidadoso que dizer com isso, é que diante do “Corona Vírus”, com o estrago que vem causando no mundo, a ciência ainda não percebeu que essa terrível doença tem seu foco principal, a natureza.

Uma vez atacado o nosso sistema respiratório, os pulmões, essa doença nos mostra a degeneração total dos outros órgãos nos tirando o “AR” - O sopro da vida. O ar que respiramos vem do oxigênio que recebemos da natureza. Por milhares de anos as pessoas recorreram as plantas para tratar doenças. Falta de saneamento básico, muito lixo espalhados por toda parte convertendo nossas ruas e praças numa verdadeira lixeira nessa era atual. É por isso que acontecem as epidemias infecciosas intestinais, causando a morte de muita gente, tanto crianças e pessoas adultas de todas as idades. Hoje, a humanidade passa a entender muito dos princípios físicos e químicos que contribuem para as propriedades medicinais das plantas. Estamos nos tempos da velocidade; o tempo envolve tudo e todos temos pressa para que essa pandemia desapareça para sempre e para que tudo volte ao normal. Acima de tudo isso pelo qual estamos passando, a ciência precisa pensar em Deus – Criador do Céu e da Terra. Cada região tem seu clima e sua temperatura diferente.

Por exemplo: a terra que dá mais coco e cacau – a terra que dá mais soja e algodão – a terra que se planta o abacaxi – o terreno que se planta o arroz. Naturalmente todo fruto tem seu clima diferente, seja no inverno ou no verão. O terreno obrigatoriamente tem que estar preparado para dar vida ao plantio; assim como o corpo humano tem que estar saudável no enfrentamento de qualquer tipo de doença que possa surgir. Enumerá-las é fácil – difícil é sabermos como enfrentá-los. Porque o Corona Vírus? Quem é ele? De onde ele veio? A inconstância das pessoas em não reconhecer seus erros e crimes contra a fauna e a flora, o ar, as águas, o meio ambiente e o desmatamento em geral.

Medidas urgentíssimas em defesa da natureza e de nossas vidas terão que ser tomadas e feitas com muita atenção para que ameaças como essa do covid-19 nos desconectando de tudo do nosso cotidiano. Nós do Grupo Saúde e Equilíbrio – praticantes de Tai Chi Chuan, já retornamos as nossas atividades, com toda a segurança possível, obedecendo as normas do decreto municipal. Com toda responsabilidade no sentido do bem estar social. Em todos os movimentos do Tai Chi, tem seu foco, a respiração, alimento preferencialmente escolhido pela Covid 19 – que na prática do Tai Chi, a insuficiência respiratória não pode estar presente a nossa atividade. E como sempre, convidamos a todos os interessados a conhecerem essa modalidade cultural, que acontece todas as 3ª e 5ª feiras das 14 as 16 horas: nas dependências do Entrerriense Futebol Clube – “A casa da terceira idade”!

Por Edgar Antunes