A despedida do Comandante...

Sábado, 16 de Dezembro de 2017.

Chegou o momento da despedida. Todos nós sabemos que esses dias chegam sem avisar e no meu caso não foi diferente. Fui convocado para comandar o Batalhão de Volta Redonda, o 28º BPM, o Batalhão da Cidade do Aço.

Foram 2 anos e 4 meses à frente do 3oitão, o Batalhão da Esquina do Brasil, na minha opinião, a melhor Unidade Operacional da Polícia Militar. Aqui bati todos os recordes da minha carreira. Superei todos os comandantes anteriores em tempo de permanência no comando. Realizei as maiores apreensões de drogas e armas da história do Batalhão e, com isso, alcançamos o maior número de marginais presos, ano após ano. Tudo isso num período que passamos pela maior crise econômica, ética e política já vista nos últimos 30 anos. Aqui superamos obstáculos diários para motivar a tropa com salários atrasados, viaturas sem a devida manutenção e a pressão gerada pela ameaça do crescimento do crime. Mantivemos todos os índices criminais abaixo das metas do sistema definido pela Secretaria de Segurança Pública. Entrego o Comando com índices com faróis verdes.

Assim sendo, só posso agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para esse sucesso. E não foram poucas pessoas, portanto, cometerei agora algumas injustiças, pois certamente deixarei de citar muitos colaboradores, contudo, não posso deixar de agradecer a equipe dos Guardiões da Vida, composta pelos Subtenentes Peterson e Dalzir, a Cabo Kalini, a Cabo Hortência, a Cabo Cristiane , o Sargento César, o Sargento Silva Costa e o Sargento Frederico. Agradeço ao Conselho Comunitário Escolar na pessoa da Professora Edna da SME e da Simone do CMDCA, a todas componentes do Conselho Tutelar (Eliane, Márcia Pitzer, Márcia Bento e Andreza), a nossa Secretária Municipal de Educação - Hélida - e as Policiais Civis do Núcleo de Atendimento à mulher da 108ª DP (Daiane e Ariene).

Preciso agradecer o apoio do nosso Secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer Celsinho Jacob e do Secretário de Saúde e da Assistência Social Dr Luiz Alberto pela irrestrita parceria em diversos projetos sociais que desenvolvemos.

Tenho que agradecer a todos os Policiais Militares do efetivo operacional que geraram esses números recordes de ocorrências, destacando o Tenente Coelho – Chefe da Agência de Inteligência e toda a sua equipe. Também os Comandantes do Patrulhamento Tático Motorizado- PATAMO- com destaque para o BRUTÃO do Sargento Brito, o GLADIADOR do Sargento Honorato, o CARRAPICHO do Sargento Fabrizio e o 851 do Sargento Oliveira (todos de Paraíba do Sul). O PATAMO HANCOCK do Sargento Kilder, o BLACK POWER do Sargento Tarcisão, o TACA BALA do Sargento Ualace e o PATAMO CHUCRO do Sargento Claiton (todos de Três Rios).

Agradeço aos Policiais Militares que trabalham sobre duas rodas nas motocicletas e também nas bikes pelo engajamento no trabalho e a diferença que fizeram na sensação de segurança dos centros de Três Rios e Paraíba do Sul, destacando o Sargento Alvin, o Cabo Thuller e o Sd Barra nessa tarefa.

Também destacamos o pessoal do Policiamento bancário que impediram nesses dois anos que tivéssemos qualquer atentado aos bancos e caixas eletrônicos da região, com destaque para o Sargento Freires e o Cabo Rodrigues em Três Rios. Agradeço a todos os companheiros das Rádio-Patrulhas que atendem as chamadas de emergência e ainda produzem muitas ocorrências relevantes. Agradeço ao pessoal do Policiamento Especial Noturno que reduziram a ZERO o roubo de rua no centro da cidade, atuando de forma cirúrgica contra essa modalidade criminosa. Agradeço a toda equipe que compõe a companhia de Sapucaia na pessoa do seu Comandante, o Tenente Videira, excelente Oficial.

Não posso deixar de citar aqui as duas equipes dos bastidores que garantem as viaturas rodando e o mínimo de conforto na sede da unidade para que nossos combatentes possam trabalhar bem nas ruas, no caso, Os Sargentos Luciano e L. Almeida, o Sargento Veloso e o Cabo Cipriano da nossa oficina mecânica.

O pessoal da obra e manutenção do Quartel sob a coordenação do Subtenente C. Augusto, meu reconhecimento pela excelência dos serviços. Vocês fazem cada vez mais com menos e são um orgulho para nossa tropa. Nesse contexto, agradeço a todo o efetivo do expediente e dos serviços internos, destacando o empenho da Cabo Denise da seção logística e do Subtenente Moisés que trabalha como adjunto do Oficial de Dia.

Um agradecimento mais que especial para a Cabo Dianne que foi minha secretária pessoal na maior parte desse tempo, que organizou minhas agendas e foi a minha memória diversas vezes diante do turbilhão de compromissos que surgiam diariamente. Te agradeço muito pela dedicação, organização e discrição.

Também tenho que elevar no maior patamar a equipe da comunicação social que foi importantíssima para mudar a imagem da Polícia Militar diante da sociedade da região. Agradeço a Tenente Simone Vargas, aos Cabos Costa, e Manoel e ao Soldado Paiva pela eficiência, criatividade e disponibilidade para esse trabalho. Vocês são brilhantes!!!

Tivemos apoios de diversos amigos, empresários, Policiais Militares Reformados e muita gente mesmo que nos ajudaram, lembro aqui dos amigos do Grupo Mil na pessoa do Senhor Josemo, Marinho, André Saggioro, O Coronel Manoel Vasconcelos da Clínica Santa Isabel, O Rafael da MED 10, o Senhor Carlos das Tela Guará, o Senhor Adão Pontes, o Leandro Rosmaninho, o Julinho do SICOMERCIO, o Leonardo da Yamarios que preside o CDL e muitos outros que aumentariam muito essa lista, sou grato e me perdoem não mencionar.

Quero homenagear toda Câmara Municipal na pessoa do Vereador Nilcelio Sá e destacar a ajuda dos vereadores, Jonas DICO, Rogério Camarinho, Fabiano e, principalmente o vereador Juarez da Saúde que sendo Policial Militar tem cooperado sobremaneira trazendo benefícios de saúde para o nosso Batalhão. Sou grato.

Faço um agradecimento ao meu Comandante imediato, Coronel André Vidal, que me confiou a missão de comandar essa unidade espetacular e tem sido extremamente ético e amigo, tendo se tornado um exemplo e uma referência na minha carreira.

E falando em referência na carreira, destaco primeiramente o Coronel Dalmo, primeiro Comandante do 38º BPM, grande amigo de mais de 20 anos, meu mentor e professor. O Coronel James de Barros, que também é um amigo de longa data, o qual me indicou para o primeiro comando e o Coronel Quinhões que também foi um parceiro na época de tenentes em Barra do Piraí que me manteve aqui no 3oitão durante toda a sua gestão enquanto comandou o 7º CPA.

Preciso destacar que minha equipe direta de Oficiais é simplesmente a melhor equipe que já trabalhei na PMERJ, vocês são os pilares desse quartel, agradeço ao meu Subcomandante que me acompanhará – Major Tjader, os Majores que ficam – Rodrigo, Teixeira e Bandeira, os Capitães Armindo, Marlon e Izídio, os Tenentes Figueiredo, Izaac, Pacheco e Videira (esses dois últimos também me acompanharão). Saibam que a segurança pública da região depende muito da manutenção desse comprometimento de vocês. Repito, nossa unidade é a melhor da PM, por que vocês são os melhore!!!

Agradeço a ao trio parada dura, composto pelos amigos que conquistei da Polícia Civil, o Dr Nei Loureiro delegado da 108ª DP – Três Rios, o Dr Marcelo da 109ª DP – Sapucaia e a Drª Cláudia, minha queridíssima, Delegada da 107ª DP em Paraíba do Sul. Obrigado por entenderem que somos complementares e parceiros na prestação de segurança pública. Nunca concorrente. Obrigado e vamos ganhar esse prêmio de integração da Secretaria de Estado de Segurança Pública 2017.

Não posso esquecer do apoio do poder judiciária na pessoa da Drª Elen e da Drª Ana Carolina que foram imprescindíveis para que tivéssemos o bom desempenho no combate ao crime. Destacando o apoio que a Drª Elen vem nos dando no projeto Guardiões da Vida e nas transações penais em que nos envia peças e peças de viaturas. Muito muito obrigado.

Chegando quase ao final, agradeço aos Prefeitos das nossas cinco cidades, Josimar Sales, Dr Alessandro, Dr Walter Lavinas, Flávio de Areal e Fabrício Baião. Todos foram grandes parceiros e não tenho palavras para enumerar tanto agradecimento.

E, finalmente, preciso agradecer a toda a minha Família, Dona Aderilda Alexandrina dos Santos (minha mãe), Seu Hermetes Gabrielli Guimarães (meu pai), meus irmãos Fábio, Hermetinho e Gustavo, minhas filhas Beatriz e Laiz, meu amigão Daniel e minha amada esposa Aline Goudard, verdadeira parceira pra todos os momentos, conselheira, amiga e amante. Vocês são a minha base para continuar trabalhando em prol de alguma coisa maior. Vocês são o motivo da minha vida. Obrigado.

Obrigado.

Obrigado.

Meu Deus.

Obrigado.

Por Ten.Coronel PM Márcio Guimarães

B01 - 728x90