A Gota De Tinta

Quarta, 24 de Julho de 2019.

Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Certo dia, um velho preceptor deleitava com seus contos umgrupo de crianças que o escutava com viva e particular atenção. Aofinalizar um de seus belos relatos, cujo lado quimérico talvez fosseexcessivo, viu esboçar-se nos rostos de seu infantil auditório umsorriso que de forma clara refletia a dúvida. Como as crianças sabiamque seu preceptor nunca mentia, era natural que se produzisse nelascerta confusão.
Não perdendo nenhum detalhe de tudo quanto acontecia na almados pequenos, o bom ancião lhes expôs a seguinte parábola:
– Se eu mostrasse a vocês uma fonte cheia de água cristalina epingasse nela uma gota de tinta, a água se mancharia? Não, porquedesapareceria em seguida, e ninguém poderia dizer que essa gotateve uma existência maior do que o breve instante em que caiu naágua. Assim, crianças, aquele que vive e ensina a verdade pode,também, dizer pequeninas mentiras, pois estas nunca poderiamturvar, nem sequer fugazmente, a brancura daquela.
E, em seguida, prosseguiu:
– O mentiroso que alguma vez dissesse uma verdade seriacomo alguém que jogasse, num recipiente cheio de tinta, uma gotad’água. O que aconteceria? A mesma coisa, embora ao inverso: agota d’água desapareceria, absorvida pela tinta. Vou acrescentarao que eu disse mais este outro ponto, de muito fácil alcance paraseus entendimentos: quem mente por costume procede como sefrequentemente deixasse cair sobre um papel branco, que viriaa representar aquela parte da mente na qual cada um forma oconceito sobre sua pessoa, gotículas de tinta. O que vai acontecer?
Vai custar muito apagar as manchinhas que elas deixam, e, mesmoque se consiga fazê-lo, estas nunca desaparecerão completamente.
As crianças compreenderam a moral da história e fizeram firmepropósito de preferir sempre a verdade à mentira.
do livro Intermédio Logosófico, pág 21
• Reuniões Informativas – 3ª ás 18h e 19h; 4ª feiras às 19h;
• Informações – tel. (24) 988421575– 20307080 (noite)
• www.logosofia.org.br –rj-tresrios@logosofia.org.br

–LOGOSOFIA NO YOU TUBE –
Felicidade, ficção ou realidade?
https://www.youtube.com/watch?v=fq1zROXBtoE

Por Logosofia

B01 - 728x90