ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

A importância da comunicação em tempos de crise

Sábado, 16 de Maio de 2020.

Atualizado em Sexta, 15 de Maio de 2020 às 18:27 horas.

  A importância da comunicação em tempos de crise

Com alguma frequência, temos recebido mensagens com questionamento acerca de como deve ser a postura do comunicador em tempos de crise, tal qual a que estamos vivenciando. Para responder às dúvidas, é necessário contemplar os diferentes cenários da comunicação, conforme suas variadas faces. Para exemplificar melhor, destacamos quatro importantes vertentes a serem consideradas, e o papel de cada uma delas neste processo. Confiram:
Comunicação pública – é a comunicação institucional, feita pelas administrações direta e indireta, autárquica e fundacional, representadapelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre outros. Tem por finalidade a educação, informação e orientação social. Deve ser pautada pela transparência e utilidade pública. Ao cumprir suas prerrogativas, a gestão gera confiança, segurança, empatia e a sensação, por parte do administrado, de que está sendo cuidado.
Comunicação corporativa –realizada por empresas de pequeno, médio ou grande porte. Deve reger-se pela responsabilidade social, evidenciando suas ações e guiando-se pela transparência e honestidade perante o público externo, mas também o público interno, ou seja, seus funcionários e colaboradores, transmitindo-lhes confiança.
Comunicação efetuada pelos jornais, sites e empresas de notícia – deve ser clara, concisa e objetiva, apresentando a verdade dos fatos e primando pelautilidade pública. Informa o que é exceção, não regra. Por isso a predominância, na maior parte das vezes, de dados negativos. Cabe ao espectador selecionar o que deseja consumir, e com que regularidade. Em períodos de crise, vale a pena desligar-se um pouco do noticiário, escolhendo um ou dois horários por dia, apenas, para inteirar-se dos novos acontecimentos.
Comunicação feita pelo indivíduo –com o advento das novas tecnologias, qualquer cidadão pode ser produtor de conteúdo. Basta ter um perfil ou página em rede social. E decidir como querexporsua visão de mundo. Em situaçõesde crise (de saúde, econômica e política), é útil deixar de lado a polarização que toma conta da web e buscar contribuir como compartilhamento de boas ações e práticas positivas, para tornar leve este momento, sobretudo àqueles que estão passando por dificuldades mais severas (quem perdeu familiares, renda, emprego, está em circunstância econômica fragilizada, etc). Uma forma de potencializar a comunicação individualé fazer parte de grupos ou comunidades que têm o mesmo objetivo.
Como podemos perceber, a comunicação é sim, essencial; é única, em cada uma de suas vertentes, e não pode se abster de cumprir o seu papel. A nós, enquanto representantes de qualquer delas, cabe utilizar as ferramentas da melhor maneira possível. Mais informações no vídeo que gravamos sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=s2R770vZMXU disponível no Youtube.

#BOMFIMDESEMANA




 

Por Daniele Barizon