A Música dos Jesuítas

Sábado, 19 de Outubro de 2019.

A Música dos Jesuítas

Fundada em 1540, a Companhia de Jesus surgia no espírito da Contra Reforma, com o objetivo de disseminar o Cristianismo entre os pagãos dos territórios alem Europa. Assim, no ano de 1549 desembarcava, no Brasil, a primeira comitiva jesuíta.
No início da atuação dos jesuítas na América Portuguesa a música foi utilizada extensivamente. Logo após a chegada ao Brasil, os padres jesuítas perceberam na música um meio eficaz de sedução e convencimento dos indígenas, que se fascinavam com os cantos e as músicas trazidas da Europa.
Os jesuítas sempre aproveitaram a disposição inata dos índios, porém, sempre com certo “autoritarismo”. A imposição dos valores europeus de forma gradativa e continuada, porém, contribuiu para que o processo fosse mais espontâneo. Os religiosos adaptavam sua mensagem cristã incorporando elementos indígenas nas celebrações católicas. Desta maneira, os nativos reinterpretavam o que lhes era ensinado ao seu modo. Assim, os catequistas fizeram uso não apenas dos estilos musicais que haviam trazido da Europa, mas também, se serviram do canto indígena, mudando as palavras para que elas expressassem louvor a Deus.
O sistema transcultural adotado pelos jesuítas nos séculos XVI e XVII influenciou sobremaneira a formação plural da musicalidade brasileira.

Por Vinícius Pereira

B01 - 728x90