Alerj contesta indicação de conselheiros

Sábado, 31 de Agosto de 2019.

Alerj contesta indicação de conselheiros Museu e Casa de Cultura de Três Rios

Publicado no Diário Oficial de quarta feira, 28 a nova composição do Conselho Municipal de Politica Cultural do Rio de Janeiro - CEPC RJ composta por conselheiros eleitos e indicados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - SECEC. Mas, conforme anunciado pela Presidência da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - Alerj essa indicação não atendeu ao principio de autonomia dos poderes. O deputado Eliomar Coelho, presidente da Comissão de Cultura informa que não foi feito consulta a Comissão e nem a Presidência da Alerj. Diante disso, os membros da Comissão anunciaram que deram entrada em um Projeto de Decreto Legislativo – PDL para sustar o decreto do Executivo publicado no DOERJ, de 28 de agosto por ter violado o Principio de Separação de Poderes. Pelo Facebook a assessoria do Secretário de Estado de Cultura diz ser da competência da Secretaria fazer as indicações.
Vamos aguardar até que se vote o PDL que requer a anulação do decreto do Executivo e esperamos que tudo se resolva rapidamente já que esse processo eleitoral para conselheiro estadual deveria ter acontecido desde o final de 2018. Muitas irregularidades foram cometidas e nesse percurso os Fóruns de Cultura juntamente com a Comissão de Cultura vêm acompanhando e tentando dialogar com a Secretaria Estadual de Cultura.

Comissão de Cultura faz plenária em Três Rios

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Alerj vai fazer no dia 20 de setembro, a plenária da Região Centro Sul. Já foram realizadas reuniões em oito regiões do Estado, a próxima acontecerá em Três Rios. Nessas reuniões a Comissão da Alerj debate com os trabalhadores da cultura as dificuldades e a diversidade referente à produção, gestão, promoção e valorização do desenvolvimento da cultura no Estado. Importante contar com a participação de todos os trabalhadores da cultura dos municípios da região Centro Sul, para juntos construirmos uma nova politica cultural para o Estado.

Primavera dos Museus chegando

A 13ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus-Ibram acontecerá de 24 a 29 de setembro com o tema Museus Por Dentro - Por dentro dos Museus. As instituições que quiserem participar podem se inscrever até o dia 01 de setembro, no site do Ibram. Pela primeira vez Três Rios se inscreve nesse evento que acontecerá no Museu Histórico e Casa da Cultura, nos dias 24 e 25. Em breve divulgaremos a programação que conta com palestras, oficinas, exposições e performances. A oficina Institucionalizando Museus promovida pela Superintendência de Museus SMU RJ e SIM RJ será nos dias 24 e 25 das 9h às 16 horas, no Museu e Casa da Cultura, localizado na Praça São Sebastião, no Centro.







Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

Crédito da Foto: Rogério Carneiro

B01 - 728x90