ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Alfabetização cultural

Museu Casa Marciano Pinto e Museu Histórico de Três Rios ambos em fase de implantação

Sábado, 06 de Fevereiro de 2021.

Atualizado em Sexta, 05 de Fevereiro de 2021 às 18:02 horas.

  Alfabetização cultural

Para que a população de um município ou do estado tenha seus direitos culturais garantidos conforme a Constituição Federal de 1988 é necessário que se promova a alfabetização cultural. Sem conhecer a sociedade em que está inserido, sem conhecer seu passado, sua memória e sua história podemos dizer que não somos alfabetizados culturalmente. Aeducação patrimonialpermite que o conhecimento, a memória, a história,enfim o patrimônio cultural cumpra o papel de promover o direito social e queos bens culturais fiquem valorizados e sob proteção. É papel de quemdeve cuidar dessa função envolver toda a sociedade. É preciso promover a educação patrimonial tanto nas escolas como nos demais setores da sociedade para que a utilização dos espaços públicos da cidade seja de comum acordocom toda sociedade, o que vai permite que todos tenham um sentimento de pertencimento e assim promover a valorização do passado histórico tanto do cidadão como domunicípio e do estado. A inclusão do cidadão vai permitir que ele possa participar e opinar sobre a qualidade de vida dasua cidade. É necessário que emtodas as decisões do plano diretor de um município o cidadão seja chamado a opinar e que os seus representantes no legislativo façam esse papel ampliando as discussões para além do seu espaço de decisão, afinal como representante do povo ele tem que fazer a escuta da sociedade para então propor e contribuir com a legislação.

Museus

Local importante de pertencimento e disseminação da memória histórica do cidadão, são os museus instituições essenciais para a formação cultural. A aproximação do cidadão ao seu patrimônio, pela educaçãosefaz nos Museus. Com o seu acervo o museu mostraao indivíduosua sociedade, permitindo que ele faça o entendimento de sua comunidade e perceba o que foi produzido pela sociedade, entendendoe se sentindo fazendo parte dessacomunidade.

Os museus são locais de troca, de encontro, de pesquisa, de educação e disseminação de conhecimento do passado e projeções para o futuro cumprindo sua função social de promover a cidadania.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul