Amor: doação e auto investimento

Quinta, 14 de Junho de 2018.

Amor: doação e auto investimento

Muitos são os relacionamentos que com o passar do tempo tornam-se asfixiantes e patológicos. O parceiro antes visto como objeto de amor, admiração e desejo, transforma-se em objeto de repulsa e representação simbólica de frustração.
A busca desenfreada por agradar e atender a mínima necessidade do outro é uma terrível armadilha que destrói muitos relacionamentos. Os parceiros amorosos precisam compreender que ambos são faltosos, que não vão dar conta de todas as coisas e que, portanto, vão falhar em algum momento. Acreditar na perfeição alheia é uma grande ilusão e uma crueldade com aquele que é eleito modelo. Como ambos são suscetíveis ao erro, o exercício do perdão é fundamental.
Investir na qualidade de vida do parceiro ou parceira é importante, porém,o outro não deve ser encarado como única prioridade na relação. Todo investimento afetivo precisa ser recíproco, afinal somente é possível “dar” aquilo que se recebe, seja atenção, cuidado, proteção, carinho, amor, cumplicidade e respeito. Amor é escolha, dedicação, entrega e sacrifício.
O autoabandono nos arranjos amorosos é uma condição frequente. Muitas são as mulheres que se dedicam à educação e desenvolvimento dos filhos, à administração da casa e cuidado do companheiro, porém se esquecem de suas demandas, sonhos e projetos de vida.
Também há homens que se fecham em seu papel de provedor, esquecendo-se dos laços afetivos construídos com aqueles que são importantes em sua vida e de suas necessidades emocionais.
Todo investimento afetivo precisa acontecer de forma equilibrada, direcionado ao outro, mas também ao próprio eu. A relação amorosa deve trazer prazer e felicidade para ambos.

Psicóloga Bruna M. Spada Sant’Anna, Especialista no Atendimento de Casal e Família, Integrante do COMMUTRI – Conselho Municipal da Mulher Trirriense, Palestrante, Coautora do livro: Psicologia Temática e Colunista do Jornal ENTRE-RIOS e da Revista Minha Saúde.

Por Bruna Spada

Crédito da Foto: Imagem Google

B01 - 728x90