ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Bairros Culturais

Exercícios Preventivos

Terça, 25 de Agosto de 2020.

Atualizado em Segunda, 24 de Agosto de 2020 às 18:22 horas.

  Bairros Culturais

Praticantes da cultura Chinesa – Tai Chi Chuan
Desde 2017 até hoje, o Entrerriense Futebol Clube em parceria com o Grupo Saúde e Equilíbrio, mantém em suas dependências as práticas integrativas e complementares com a modalidade do Tai Chi Chuan – meditação em movimento – uma ação transformadora na vida da pessoa idosa. Essa mesma ação cultural também poderá ser incrementada em todas a redes municipais de ensino em todas as escolas, levando aos alunos a prática da meditação em benefício do seu desenvolvimento escolar. Faço aqui em nome de todos os praticantes de Tai Chi Chuan os nossos sinceros agradecimentos a direção do Entrerriense Futebol Clube na pessoa de seu Presidente Sr. Sergio Luiz Santos Pinto, que nos proporcionou o lançamento do Projeto “Bairros Culturais” - que tem como objetivo, levar a programação cultural, o entretenimento a todas as praças da cidade no sentido de assistir os idosos se movendo. Sim, é verdade que na China a arte é muito popular entre os mais velhos, devido aos movimentos ancestrais serem o antídoto perfeito para aliviar as inquietudes causadas pela velocidade do nosso tempo.
Não está sendo fácil:
A jornada é longa e dolorosa, confesso. Tai Chi é um exercício que busca estimular e fortalecer a chamada energia interna. Na arte, é preciso vencer o movimento por meio da quietude, a dureza por meio da suavidade e a rapidez por meio da lentidão, num intenso exercício de presença e constância. É exatamente prazeroso manter o corpo nessa posição. A mente vagueia, a coluna reclama, os braços cedem e os joelhos amolecem com o tempo, as posições vão variando e as dificuldades aumentando. É surpreendentemente contraditório que movimentos quase imperceptíveis passam ser tão desafiadores. Depois de meses de prática, só recentemente comecei a sentir meu corpo como árvore.
A cabeça é a copa – os braços são os galhos e os pés, a raiz fincada no chão. Nesse momento o objetivo é alcançar uma movimentação espontânea, quando o que chamamos de energia ela se rebela dentro do corpo e pode ser deslocada através dos membros e tronco durante as sequências de movimentos. Nós estamos condicionados a comandar o movimento. “Se vamos cair, o corpo todo se liga para se proteger”. Durante longos anos de aprendizado, com os chineses, meus conhecimentos avançaram muito em minha trajetória como pesquisador da anatomia humana.

Edgar Antunes
Terapeuta Holístico
Atende no SINDQUIMP
Contato: (24) 98844-3377
Natus Comércio:
Chás Funcionais
Produtos Natura
(24) 98826-1642
Atividades Físicas Diárias:
Para todas as idades...
As 3ª e 5ª Feiras de 14 às 16h
no “Entrerriense Futebol Clube”
 

Por Edgar Antunes