Centro Sul participará de eleição para o CEPC

Sábado, 06 de Julho de 2019.

Centro Sul participará de eleição para o CEPC

Em 16 de julho próximo, terça-feira a região centro sul fluminense poderá escolher um representante para atuar como conselheiro estadual de política cultural – CEPC RJ. Essa eleição que vinha sendo solicitada desde janeiro pelos representantes do Fórum de Cultura do Estado e a Comissão de Cultura da ALERJ teve inicio em 01 de julho acontecerá em todas as 10 regiões encerrando em 22 de julho com a Conferência da Capital. Embora a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa - SECEC tenha convocado por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o fato é que bem poucos ficaram sabendo. A não ser que você seja um dos leitores do DOERJ como diariamente faço, acompanho passo a passo desde o dia 6 de junho quando foi publicado o edital de convocação, resolução e demais regras para concorrer e eleger um representante para a cadeira nas 10 regiões do Estado.
Assim estamos em cima do prazo, vamos divulgar e convocar os produtores, gestores, artistas, movimentos culturais para participar. As inscrições foram prorrogadas por duas vezes e mesmo assim não se conseguiu o número necessário para eleger o representante, em algumas regiões foi inscrito apenas 1 candidato e trata-se de eleger o titular e o suplente,diante disso continuam abertas as inscrições, só que desta vez não será virtual como foi até o último adiamento.
Os que quiserem concorrer a uma vaga para atuar como conselheiros precisam estar cientes da política cultural desenvolvida em nosso Estado e ter conhecimento que irão atuar como representante dos municípios que compõem cada região.Na centro sul somos 10 municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Vassouras, Sapucaia, Paraíba do Sul e Três Rios. A representação não será para uma cadeira ou segmento cultural, essa foi feita à parte. Aqui a eleição do conselheiro se faz em outro âmbito.
Trata-se de representante que queira atuar como porta voz da sociedade civil da região no CEPC, órgão colegiado deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Cultura cuja atribuição é acompanhar, fiscalizar, propor entre outras os principais instrumentos que são o Plano Estadual de Política Cultural, o Fundo Estadual de Política Cultural, a Conferência Estadual e os Fóruns Regionais e Estadual, conforme Lei n.º 7035/2015.
O município da centro sul escolhido pela SECEC foi Paraíba do Sul e a Conferência onde será realizada a eleição acontecerá de 09hàs 17 horas, em local que constatamos não existir - Rua São Pedro e São Paulo, nº 96.Segundo informação da Diretoria de Cultura desse Município deverá ser indicado um novo local que posteriormente a SECEC irá divulgar.Na condição de representante do Fórum de Cultura tentamos falar com a comissão eleitoral e não conseguimos informação até o envio desta coluna.Para ser candidato a conselheiro deverá comprovar atuar na área de cultura, além dos documentos de identidade e comprovante de residência, conforme o edital.A inscrição para candidato acontecera de 9 às 10 horas segundo o edital publicado no DOERJ em 28 de junho, mas segundo a postagem no Facebook da SECEC poderá ser feito até às 12 horas. Para votar no candidato a conselheiro o eleitor deverá apresentar comprovante de residência na região centro sul e documento que comprove que atua na área cultural, conforme o edital de 06 de junho.
Em postagem no Facebook em 07 de julho a Comissão de Cultura da Alerj convoca todos para eleger seus representantes conforme nota abaixo:
A Comissão de Cultura tem recebido reclamações sobre a não divulgação, por parte da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), do calendário das Conferências Regionais para a eleição do Conselho Estadual de Políticas Culturais, e do consequente esvaziamento nas conferências da região Noroeste e Norte Fluminense, ocorridas nos últimos dias. Lamentamos o fato e, na tentativa de melhorar o processo, divulgamos aqui o calendário das próximas.
Reiteramos a importância da participação dos movimentos culturais nas conferências como condição para a formação de um Conselho de Política Cultural forte e representativo.
As inscrições podem ser feitas no dia e local de cada Conferência, das 9h às 10h da manhã.
Seguimos em defesa do Sistema Estadual de Cultura!
https://www.facebook.com/ComissaoCulturaALERJ/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARB7Ih1TnQnaBnbLYyAvkD0kf0xoeCwURFAJu67KRTIc-ROqsM6B6zspj-eX5VzYrIsoJ68lfsHuoN10


Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90