Chi Kung

Técnicas de Respiração

Terça, 11 de Setembro de 2018.

Chi Kung

Também chamado de Gi Gong, é um antigo sistema de exercícios que procura combinar técnicas de respiração, alongamentos, movimentos lentos e contínuos, exercícios de meditação e automassagens.
Está na origem da medicina tradicional chinesa. O Chi Kung é praticado há quatro (4) mil anos com a finalidade de melhorar a saúde e prevenir doenças.

Trabalhar a energia vital

A expressão chinesa Chi ou Gi se refere ao vigor vital, a energia que garante vida a todo o universo e em particular ao homem; Chi Kung ou Gang se refere ao trabalho.
Chi Kung ou GI Gong significa, então, trabalho sobre a energia vital. Ao mesmo tempo, Chi também se traduz como ar ou respiração, razão pela qual muitos ocidentais entendem Chi Kung como um sistema de exercícios respiratórios. O objetivo do Chi Kung é fortalecer o corpo e gerar a energia que o movimenta, liberando o fluxo energético de obstruções e direcionando-o para as regiões em que se busca: terapêutica marcial ou espiritual. Para isso ele cultiva os chamados três tesouros: Chi, Jing (essência) e Shen (espírito). Os exercícios de Chi Kung combinam respiração e meditação, ativam o metabolismo e facilitam a circulação da energia através dos meridianos. Com isso fortalecem os órgãos internos, coordenam ossos, articulações e músculos, promovem o relaxamento e o controle do estresse, previnem lesões e expandem a consciência em todos os seus níveis.
O Chi Kung pode ser estático ou dinâmico. Realiza-se o primeiro em pé ou sentado. O dinâmico se pratica sem deslocamento ou com deslocamento. As vertentes do Chi Kung apresentam influencias taoistas, confuncionistas, médicas ou marciais, que são em muitos casos compartilhados. Por sua eficácia preventiva, foram desenvolvidos na China séries de Chi Kung de prática obrigatória de acordo com a profissão, para evitar doenças relacionadas ao trabalho. Assim o Chi Kung pode ser a atividade física ideal para restabelecer no caso de o indivíduo estar incapacitado por problemas de saúde.




A Prática:

Os efeitos saudáveis de Chi Kung estão relacionados as características dos execícios e requer muita concentração, com a mente livre de distrações o que beneficia a função do sistema nervoso central. Isso alivia a região do cérebro de qualquer excitação patológica.
Os exercícios são simples e fácil aprendizagem e os suaves movimentos lentos e ininterruptos. A respiração é suave e profunda, com participação abdominal e realizada em harmonia com os movimentos do corpo, o que melhora a circulação e as trocas gasosas. Não requer aparelhos, não há contra indicações e pode ser praticado ao ar livre ou em casa e não possui limitações de idade, sexo, ou estado de saúde.
Os praticantes de Tai Chi Chuan, do grupo “Saúde e Equilíbrio”, os nossos sinceros agradecimentos a direção do “Entrerriense Futebol Clube”, e seus funcionários, pelo espaço cedido nesses quase dois (2) anos de atividades apoiando-nos, e a “Terceira Idade” movimentando as suas tardes de atividades e desejando saúde para todos!



Edgar Antunes - Terapêuta Holístico Corporal:
é formado pela AFICORJ Associação de Filosofia e Cultura Oriental
e pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro-RJ.
Inf.: (24) 98844-3377

Por Edgar Antunes

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