Comissão de Cultura começa encontro nos municípios do Estado do RJ

Sábado, 11 de Maio de 2019.

Comissão de Cultura começa encontro nos municípios do Estado do RJ Diretora do Fórum de Cultura da Centro Sul, Vera Alves na reunião da Comissão da ALERJ

Nessa sexta-feira (10), a Comissão de Cultura da Alerj deu início ao projeto de encontro com os agentes e gestores culturais no interior do Estado, desse modo vai descentralizando o trabalho que acontece sempre na Assembleia Legislativa. O primeiro encontro aconteceu na Região Metropolitana II – Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu.
A Comissão de Cultura ao longo dos próximos cinco meses vai ouvir as demandas de cada região para organizar uma agenda de trabalho que contemple as dificuldades e diversidade do nosso Estado. O objetivo é valorizar a cultura fluminense, para isso, “é fundamental a participação dos trabalhadores da cultura para juntos construirmos a política cultural de nosso Estado do Rio de Janeiro” - disse o presidente da Comissão, deputado Eliomar Coelho. Em setembro será a vez da nossa regional Centro Sul Fluminense. Somos dez municípios com grande diversidade cultural, mas com raízes comuns e muito próximas. Vamos participar para assegurar e garantir que as nossas políticas culturais sejam implementadas e cumpridas. Precisamos estar unidos nesse propósito e participar das audiências e Fóruns que estarão sendo realizados nos próximos meses. Fique atento que estaremos divulgando.

 

Fundo de Cultura

 

Na próxima semana completa um ano que começamos nossa coluna, percorrendo os temas, verificamos que são recorrentes as questões relativas ao Conselho Estadual de Política Cultural - CMPC, principalmente no que diz respeito ao fomento à Cultura. Para que o Fundo de Cultura possa ser utilizado é necessário que o CMPC esteja ativo. Há cerca de cinco meses os representantes dos Fóruns de Cultura solicitam que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - SECEC realize eleições para o CMPC biênio 2019/2020. Sabemos que existe cerca de 14 milhões no Fundo Estadual de Cultura cujo objetivo é incentivar a cultura em nosso Estado. Para que os editais aconteçam é necessário a participação do Conselho, cumprindo a Lei Estadual 7035/2015. O Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura deverá ter entre seus membros conselheiros e cabe ao Comitê entre outras atribuições definir diretrizes, planos de investimento, dos recursos do Fundo, tendo como referência o Plano Estadual de Cultura.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90