Conferência de Cultura, Forum de Dança, de Museu, Palestra de Incentivo à Cultura e Fundo de Cultura

Sábado, 07 de Julho de 2018.

A Conferência de Cultura do Estado do Rio de Janeiro tem nova data eacontecerá nos dias 30 e 31 de agosto na Biblioteca Parque Estadual, situada na Avenida Pres. Vargas, no Centro do Rio. O local abrigará todas as atividades da 4ª CEC RJ, compreendendo a plenária geral, os grupos de trabalho - GTs com discussão final da elaboração e metas do Plano Estadual de Cultura do RJ, registros da gestão Secretaria de Estado de Cultura do RJ (SEC RJ), apresentações artísticas, mostra de arte e gastronomia cultural. Todos os delegados dos 92 municípios do Estado serão convocados.

O Fórum de Dança da Região Centro Sul será realizado no dia 08 de agosto, no Teatro Celso Peçanha, em Três Rios,das 14 às 18 horas. A Assessora de Dança da Superintendente de Artes da Secretaria de Estado (SEC RJ), Denise Acquarone vem realizando o mapeamento da dança em todo Estado.

O IVFórum Estadual de Museus acontecerá nos dias 25 e 26 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, breve será divulgada a programação.

O Conselho Municipal de Política Cultural - CMPCde Três Rios se movimenta para eleger um/a Vice-presidente. Em virtude da renúncia da Presidente, assume a atual Vice e realiza eleições para escolha de novo/a Vice-presidente. E falando em Conselho,grande conquista para o CMPC, foi finalmentefinalizado o processo e o Fundo Municipal de Cultura - FMC estando apto a receberrecursos. O FMC se constitui no principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no município, com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais implementados de forma descentralizada, em regime de colaboração e co-financiamento com a União e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme a Lei nº 3.775 de 17 dezembro de 2012.
.
A Prefeitura de Três Rios através da Secretaria de Cultura com apoio do Conselho Estadual e Conselho Municipal de Políticas Culturais promove encontro com as profissionais da Secretaria de Estadode Cultura (SEC RJ),no dia 17 de junho, no Teatro Celso Peçanha,em Três Rios. Às 10 horas a Superintendente da Lei de Incentivo à Cultura, Conceição Diniz faz palestra dirigida aos empresários, contadores, produtores culturais e demais interessados sobre a Lei de Incentivo à Cultura - ICMS. As 13h30a Superintendente de Museus da SEC RJ, Clara Paulino fala sobre aimportância da criação de espaços de memória e preservação do patrimônio cultural do município. E as 14h30a Assessora de Dança da Superintendência de Artes da SEC RJ, Denise Acquarone fala sobre a organização política da dança, dos planos municipais da dança, esclarece dúvidas sobre a profissionalização, e ainda sobre oFórum Regionale o Festival de Dança que deverá acontecer na regional centro sul em outubro.



Agenda Cultural
Recebemos de Paty do Alferes informação que o Coral Incanto Musical, com integrantes de Miguel Pereira, Paty do Alferes e Engenheiro Paulo de Frontin, fará uma apresentação em Valença no dia 20 de julho, sexta-feira, às 19h30.
Sapucaia também informa é o XXV Festival Antense da Canção vai agitar o distrito de Anta nos dias 28 e 29 de julho, comemorando 25 anos de pura tradição e boa música. Quem quiser participar das competições deverá fazer sua inscrição no período de 26 de junho a 20 de julho, através do site www.sapucaia.rj.gov.br, e na Casa da Cultura de Anta. Na Escola de Música Maestro Felipe Carretiero, em Três Rios também poderá ser feita inscrição.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90