CONFERENCIA ESTADUAL DE CULTURA

Sábado, 03 de Março de 2018.

A Secretaria de Estado de Cultura dará inicio as Conferências Regionais de Cultura que serão realizadas nas nove regiões do nosso Estado e terminando com a realização da IV Conferência Estadual de Cultura na capital nos dias 1 e 2 de junho no Teatro João Caetano. O tema geral da Conferência será A CULTURA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONOMICO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E NO BRASIL
As Conferências são espaços destinados ao encontro da sociedade civil e poder público, com o objetivo de debater e propor políticas, com programas a serem aplicados. É fundamental espaço para avaliação das políticas públicas, considerando o que foi implementado para gerar novas ações. A 4ª Conferência Estadual de Cultura do RJ é momento de consolidação da política cultural vigente, com interação dos protagonistas do setor, onde se avalia o que foi realizado, projetando o que virá, e ainda, a eleição de delegados para etapa Nacional.


CONFERENCIA REGIONAL DE CULTURA

A Conferência da Regional Centro Sul Fluminense, composta pelos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Vassouras, Sapucaia, Paraíba do Sul e Três Rios,acontecerá no dia 05 de abril. As Prefeituras desses municípios estarão recebendo comunicado oficial em breve.

CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE TRES RIOS

Quanto a Conferência Municipal de Três Rios, a Lei do Sistema |Municipal de Cultura determina que seja realizada de dois em dois anos e este ano 2018deve acontecer até o dia 05 de maio, prazo estipulado pela Secretaria de Estado de Cultura, para que o relatório conste da IV Conferência Estadual de 1 e 2 de junho. Entretanto, os municípios que tenham até 100 mil habitantes, caso queiram, conforme Regimento da IV Conferência Estadual podem aderir as Conferências Regionais e nela apreciarem as questões locais, tais como avaliar o Plano Municipal de Cultura e demais instrumentos, conforme prevê a Lei doSMC. Estamos aguardando a decisão do Executivo quanto a realizar a Conferência em Três Rios ou aderir a Conferência Regional.


CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICA CULTURAL

Por Conselho Municipal de Cultura

B01 - 728x90