Conselho Municipal de Política Cultural

Sábado, 02 de Setembro de 2017.

Conselho Municipal de Política Cultural

Novo colegiado para o biênio 2017/2019 do Conselho Municipal de Política Cultural

A eleição do novo colegiado ocorreu no dia 21 de agosto e pela segunda vez foram eleitos pelo voto direto os representantes da sociedade civil que estarão representando os segmentos culturais no CMPC. Compareceram 418 eleitores que votaram em 26 representantesque serão os titulares e respectivos suplentes. O resultado das eleições pode ser visto no blog do CMPC http://conselhoculturatresrios.blogspot.com.br/

Os conselhos são considerados instrumentos fundamentais no processo de democratização das formas de governo, para isso é importante que os conselheiros mantenham permanente vínculo com os segmentos da sociedade que os elegeu.

Quanto mais próximo os conselheiros com a sociedade, maiores avanços poderão ser obtidos tanto na conscientização sobre os direitos culturais que devem ser garantidos pelo Estado, quanto no do efetivo alcance social das políticas públicas.

A apropriação pela sociedade civil das ações dos conselhos de política cultural contribui para que o Poder Executivo reconheça, respeite e acate as decisões tomadas pelos conselheiros. O papel dos conselhos é o de contribuir para a ampliação do alcance das políticas públicas. O trabalho de conscientização sobre tal papel tem que ocorrer também dentro dos próprios órgãos gestores, que precisam ver os conselhos não como empecilhos, mas, como parceiros fundamentais nas decisões.

Casa de Cultura e o futuro museu de Três Rios

Já foi enviado ao Governador do Estado o parecer técnico da Secretaria de Patrimônio e Logística do Estadosobre a cessão do prédio da Casa de Cultura paraa Prefeitura de Três Rios,destinado a ampliação da Casa de Cultura e ao futuro Museu de Três Rios. Aguardamos os trâmites legais para quetenhamos definitivamente vitoriosa,a luta da população trirriense encaminhadapelo Conselho Municipal de Política Culturalea Prefeitura Municipal, se tornarem realidade. Agradecemos a todos que estão se empenhando nessa tão justa e importante causa pela preservação do nosso patrimônio cultural e ampliação do espaço cultural de nosso município.

Vera Alves Pereira
Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural

Por Conselho Municipal de Cultura

B01 - 728x90