Construindo a esperança com a democracia e as políticas públicas, a partir do pobre

"Felizes são aqueles que têm fome e sede de justiça (...) Felizes são aqueles que trabalham pela paz" (Mt 5,6.9).

Quinta, 03 de Outubro de 2019.

Durante essa semana, estaremos realizando o7º Seminário do Movimento Fé e Política, na Paróquia SãoJosé Operário, sob a coordenação de Eduardo Pires. Esta atividade está em consonância com dois eventos: um que ocorreu na primeira semana de setembro, que foi o Grito dos Excluídos, no qual um grupo da nossa paróquia foi participar em Aparecida do Norte, juntamente com diversas comunidades da Igreja no Brasil, em que gritamos pela vida em primeiro lugar. Reafirmamos o nosso compromisso profético e evangélico na luta por justiça, pelos direitos e pela liberdade. Nós, juntamente com o Papa Francisco ,que vem reafirmando , cada vez mais, essa realidade: “Um sistema político-econômico, para seu desenvolvimento saudável, necessita garantir que a democracia não seja somente nominal, mas sim que possa se ver moldada em ações concretas que velem pela dignidade de todos os seus habitantes sob a lógica do bem-comum, em um chamado à solidariedade e uma opção preferencial pelos pobres (cf. Laudato si’, 158)”
O segundo eventovai acontecer agora, a partir da próxima semana,entre os dias 06 e 27 de Outubro de 2019. Realizar-se-á, no Vaticano, o Sínodo que congregará os Bispos da Região Pan-Amazônica, para refletir e partilhar o seguinte tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Apesar de o Sínodo ter sido convocado em outubro de 2017, hojese torna muito mais importante, principalmente pelo o que ocorreu, nos últimos meses ,em que a Região Amazônica vem sofrendo diversos ataques e ameaças contra a sua diversidade ecológica e ambiental e, principalmente, contra a vida dos povos originários nas diversas Tribos existentes em toda a região.
No 7º Seminário do Movimento Fé e Política, na Paróquia São José Operário, teremos.no primeiro dia, nesta quarta-feira (02/10), debate com Dom Francisco Biasin – Bispo Emérito da Diocese de Barra do Piraí / Volta Redonda, que vem nos apresentar a importância do Sínodo da Amazônia para a Igreja nos tempos do Papa Francisco. E, junto com ele, teremos a participação do sociólogo Pedro A. Ribeiro de Oliveira, que durante muito tempo foi assessor da CNBB e hoje, continua assessorando as diversas pastorais e movimentos sociais, sendo também um dos fundadores e membro da coordenação nacional do Movimento Fé e Política. Pedro Ribeiro vai poder ajudar-nos a entender a questão da Amazônia nos seus aspectos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Escritor e autor de várias publicações, estará lançando o seu livro Fé e Política: uma trajetória.
No segundo dia (03/10), estaremos debatendo o tema: “Políticas Públicas no contexto de perdas de direitos”. Para esse debate, contaremos com a presença da ex -deputada estadual e membro da equipe de articulação do Movimento Fé e Política Sul Fluminense , Inês Pandelóeo ex-deputado federal e professor Chico Alencar que nos ajudarão a refletir sobre a conjuntura política nesse momento de perdas de direitos em várias áreas sociais.
No terceiro e último dia (04/10), para o tema “Caminhos e alternativas diante da crise democrática”, contaremos com a presença do vereador da cidade do Rio de Janeiro, professor e teólogo Reimont Otoni e o professor e sociólogo Gilberto Simplício, membro da nossa comunidade e assessor das CEBs, que nos ajudarão a pensar alternativas, dentro desse quadro de crise em que se encontra a nossa sociedade.
Acreditando ,cada vez mais, que a busca da justiça é o caminho que nos leva ao encontro do Pai, e inspirada pela 1ª carta de João, texto estudado pelos grupos de nossa comunidade no mês de setembro, que nos traz essa certeza, pois “Se vocês sabem que Jesus é justo, saibam que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele”(1João 2, 29), convido a todos a participarem nesses dias conosco.
Que o Deus da Vida e da Justiça nos abençoe!

Medoro, irmão menor-padre pecador




Por Padre Medoro

B01 - 728x90