ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Coronavírus no Brasil

Sábado, 29 de Fevereiro de 2020.

  Coronavírus no Brasil Carnaval acabou e agora nós vamos, aos poucos, voltando à nossa rotina. E eis um fato importante com o qual devemos nos preocupar: o coronavírus. E não, este texto não tem por intuito criar alarmismo em torno de uma possível epidemia que obviamente ainda não estamos enfrentando. Pelo contrário. Nosso objetivo é evitar a propagação de outro mal: a Fake News.
De fato, o Ministério da Saúde achou por bem classificar o país no terceiro e mais elevado nível de alerta do sistema de vigilância epidemiológica, mesmo antes de o primeiro caso ser confirmado (trata-se de um homem de 61 anos, residente de São Paulo, e que veio da Itália). Do ponto de vista médico, isso significa que serão ampliadas as medidas de contenção, as ações de vigilância e os preparativos para atendimento de possíveis pacientes em São Paulo.
No âmbito doméstico, entretanto, não quer dizer que devamos correr para estocar alimentos, remédios e máscaras, criando pânico desnecessário e desabastecendo mercados e farmácias, e nem que serão justificadas atitudes que denotem preconceito e xenofobia com estrangeiros. Por fim, vale lembrar o que é verdade e o que é mentira, para não compartilhar boatos e aumentar a rede de desinformação:
É MENTIRA:
Que o coronavírus tem efeito imediato de pneumonia;
Que pode ser transmitido através de encomendas vindas da China;
Que lavar o nariz com soro fisiológico ou fazer gargarejo com enxaguante bucal previne a contaminação;
Que afeta somente idosos.
É VERDADE:
Que lavar as mãos frequentemente é uma das maneiras mais eficientes para diminuir os riscos de contaminação. Usar álcool antisséptico também é bom;
Que proteger o rosto ao espirrar (usando lenço de papel ou dobrando o braço e colocando nariz e a boca por dentro do cotovelo) ajuda na não propagação de doenças respiratórias.
#COMPARTILHEVERDADES
#DIGANÃOÀFAKENEWS
#BOMFIMDESEMANA

Por Daniele Barizon