ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Cultura trirriense recebe ALDIR BLANC

Sábado, 09 de Janeiro de 2021.

Atualizado em Sexta, 08 de Janeiro de 2021 às 17:50 horas.

  Cultura trirriense recebe ALDIR BLANC

Na quarta e quinta-feira,30 e 31de dezembro a Secretaria de Cultura de Três Rios concluiu a execução da Lei Aldir Blanc efetuando o pagamento dos recursos do Fundo Nacional de Cultura que foram repassados aos artistastrirrienses, conforme Lei Emergencial da Cultura - 14.017/20 - Lei Aldir Blanc. Foram distribuídospor meio de dois editais o valor de 568 mil a 119 trabalhadores e 20 espaços culturais. Um trabalho de muito empenho realizado pelo Secretário José Rodrigues e equipe da Secretaria de Cultura junto com o Conselho Municipal de PolíticaCultural e artistasda cidade.O encaminhamento da Secretaria de Cultura com a parceria desetores daPrefeitura de Três Rios foi fundamental, pois entenderam a emergência da Lei e se empenharam parao êxito da execução do processoconforme o edital, dentro do prazo determinado. Ressaltamos ainda a contribuição do legislativo e do executivo nesse importante momento, aprovando lei vedando a retenção de descontos nos pagamentos emergenciais ao setor cultural e exigência de certidão negativa de dívida ativa com entes federados.

Um dos setoresmais prejudicadas pela pandemia do vírus da Covid 19,as atividades artístico culturais encontram-se ainda com grande parte de suas funções paralisadas e muitos trabalhadores semrecursospuderam com o dinheiro recebidoamenizar suas dificuldades financeiras. Vale lembrar que infelizmente, vários municípios não conseguiram executar a Lei e medida provisória editada no final do prazo vai garantir que todos os recursos já empenhados pelos municípios possam ser pagos. Os que não fizeram empenho terão que devolver o dinheiro ao Estado.

Aqui em Três Rios, conforme previstopelos editais, os120 artistas etrabalhadores da cultura que foram contemplados terãoem contrapartida querealizar atividades culturais com apresentação virtual em suas redes sociais e entregar a Secretaria de Cultura uma cópia desse material  que fará parte do acervo cultural e documentaldo município sendo armazenadoem um banco de dados,ficando assim o registro da produção artística cultural trirriense produzidodurante a pandemia. Ano onde a paralização da produção cultural foi significativa e as apresentações do segmento artístico por meio de lives em redes sociais trouxeram um alento à população que atendendo aos decretos decalamidade,ficaram em casa, em isolamento social e puderam usufruir da arte e colaborarpara evitara contaminação e disseminação do vírus. Ano difícil para todos os trabalhadores e especialmente os das atividades artístico culturais. Que em 2021 venha rápido a vacina para que possamosretomar a nossa vida social e cultural frequentando shows, cinemas, teatros, museus, bibliotecas e demais espaços culturais. A Cultura existe e resiste!

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul