Cursos livres ajudam a reciclar conhecimentos e incrementar o currículo

Sábado, 01 de Dezembro de 2018.

Cursos livres ajudam a reciclar conhecimentos e incrementar o currículo

A cada dia, percebemos o quanto é importante a capacitação para fazer frente aos desafios do mercado. Hoje, não basta concluir um curso técnico ou graduação. É preciso ir além, incrementar o currículo e buscar sempre novos conhecimentos. Nesse contexto, a depender da área de atuação, os cursos livres podem ajudar bastante. Alguns deles, inclusive, podem ser feitos online e gratuitamente. São os chamados autoinstrucionais, oferecidos por diversas plataformas e instituições reconhecidas e de qualidade. Listamos, na sequência, uma série delas, para vários níveis escolaridade: fundamental, médio, com graduação ou pós. Vamos conferir?
Sesi/Senai: cursos com duração de 10 a 32 horas, com opções como Noções Básicas de Mecânica Automotiva; Desenho Arquitetônico; Empreendedorismo; Lógica de Programação; Matemática Básica e Inclusão Digital; Qualidade no Atendimento e Postura Profissional. Oferece certificado caso o aluno conclua o curso com aproveitamento igual ou superior a 70%. Acesse em: http://eadsenaies.com.br.
Veduca: plataforma que tem parceria com inúmeras universidades, prioriza áreas como Administração e Negócios; Economia; Gestão; Medicina e Saúde;e Tecnologia. Os cursos são gratuitos, porém os certificados pagos. Site: https://veduca.org/courses.
USP: a Universidade de São Paulo também tem sua plataforma de cursos gratuitos, com alternativas nas áreas Exatas, Humanas e Biológicas. Não tem certificados. Portal: http://eaulas.usp.br/portal/home.
Coursera: criada pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, o sistema conta com aulas traduzidas ou legendadas para o português, além de cursos produzidos por instituições brasileiras, como a USP e a Unicamp.Abrange Negócios; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciências Biológicas; Matemática e Lógica; Desenvolvimento Pessoal; Ciência e Engenharia Física; Ciências Sociais e Línguas. Sem certificado. Site: https://www.coursera.org.
EDX:idealizada nos EUA pela Universidade de Harvard, em parceria com o MIT (Massachusetts Instituteof Technology). O sistema conta com mais de 90 instituições parceiras em todo o mundo, com centenas de cursos em 30 diferentes áreas. A maioria deles está em inglês, mas tem opções em outros idiomas, inclusive português. A emissão de certificado está sujeita à decisão da instituição que oferta o curso. Acesse em: https://www.edx.org.

#BOMFIMDESEMANA




Por Daniele Barizon

Crédito da Foto: Reprodução

B01 - 728x90