Dengue

Quarta, 23 de Janeiro de 2019.

1) O que é Dengue?
- A Dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Não se pega por contato direto com uma pessoa doente ou de suas secreções, nem por meio de alimentos.
2) Por que é importante acabar de vez com o Aedes Aegypti, o pernilongo inimigo?
- O Aedes Aegypti é um pernilongo que pica as pessoas durante o dia. Ele põe seus ovos em pequenos objetos ou locais com água limpa e parada, como em vasos de plantas e flores, pneus, latas, latões, garrafas, caixas d´água, cisternas e outros recipientes que possam acumular água, dentro ou nas proximidades das casas. É comum encontrarmos focos de pernilongos em borracharias e depósito de ferro velho quando os pneus e a sucata ficam expostos à chuva. Para evitar a Dengue e Febre amarela, transmitidas pelo Aedes Aegypti, é fundamental a participação de todos no combate a esse desgraçado pernilongo.
- Então, mantenha as caixas d´água, cisternas e tambores bem tampados: evite deixar objetos abandonados nos quintais, porque eles podem acumular água; e mantenha os proximidades de sua casa e os lotes vagos sempre limpos, sem lixo ou entulhos acumulados.
3) O que é Dengue Clássica?
- São os primeiros sintomas: febre alta, cefaleia (dor de cabeça, dor nas articulações e na região dos olhos, náuseas, prostração e anorexia (perda de apetite). Podem também aparecer manchas avermelhadas pelo corpo, pequenos sangramentos no nariz (epistaxe), gengivas e outros.
4) O que é Dengue Hemorrágica?
- A febre hemorrágica da Dengue possui os mesmos sintomas da Dengue Clássica, porém evoluem rapidamente para manifestações hemorrágicas de gravidade variável.
5) O que é a Febre Amarela?
- É uma doença também causada por vírus. A Febre Amarela ocorre no Brasil, em áreas silvestres, nos macacos e ocasionalmente nos homens, quando eles penetram nessas áreas para pescar, caçar ou trabalhar. Nestes casos, a doença é transmitida por certos pernilongos que vivem nas matas. Se uma pessoa doente, com febre amarela, chega a um local onde existe o pernilongo Aedes Aegypti, haverá risco de se transmitir a doença para outras pessoas. Os sintomas da febre amarela são muito variáveis, podendo ocorrer desde febre com dor de cabeça (nos casos mais leves), até icterícia (amarelão), náuseas, vômitos, hemorragias (sangramentos) e convulsões. A doença pode ser fatal nos casos mais graves.
- Existe uma vacina contra a Febre Amarela, que protege a pessoa por dez anos.
6) Quais os cuidados?
- Na ocorrência de alguns destes sintomas, procure o Centro de Saúde mais próximo de sua residência para que sejam feitas avaliações médicas.
Não utilize medicamentos sem a orientação médica, principalmente Aspirina, Melhoral, AAS, Sonrisal e outros que tenham como base o ácido acetilsalicílico.
7) Lembre-se:
- O êxito de qualquer programa de controle do mosquito transmissor da Dengue depende da participação integrada da comunidade. Governo e Sociedade devem estar unidos no desenvolvimento das ações coletivas. Seja você também mais um na luta contra a Dengue. cada cidadão é responsável por si e pela sua comunidade.

Por Dr. Eneas Zandomênico

B01 - 728x90