Descubra o líder que existe em você!

Sábado, 10 de Junho de 2017.

Parte 2



 



Você já é um líder. Sabia? Estudiosos de liderança entendem que ela está relacionada à capacidade de uma pessoa na influência nas atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Seguramente você já influenciou outras pessoas a sua volta a partir de suas convicções. Não é mesmo? Mas que líder você é?



Na semana passada falamos sobre o estudo da liderança ao longo da história e destacamos que vivenciamos hoje o desenvolvimento de teorias neocarismáticas. Elas enfatizam que o líder é um gestor de significados, que o carisma pode ser aprendido e que os valores transformam o comportamento dos seguidores, principalmente se o líder tiver a visão e a capacidade de servir ao outro. Nesse conjunto de teorias, os principais estilos a serem destacados são os da liderança carismática, autêntica, transformacional, transacional, visionária, servidora, ética e virtuosa.



Iniciaremos pelo estilo de liderança carismática. O termo carisma é de origem grega e associa-se à inspiração divina. A teoria da liderança carismática parte, portanto, do pressuposto que os líderes carismáticos possuem determinadas características como: disposição latente de correr riscos; sensibilidade às limitações ambientais e às necessidades de seus liderados; exibição de comportamentos fora do comum, tais como a submissão a autosacrifícios; engajamento em ações não-convencionais que demonstram coragem.



Um líder carismático mostra-se capaz de levar seus seguidores a lhe atribuírem capacidades heróicas ou extraordinárias, razão pela qual ele pode ser responsável por edificar ou declinar impérios, quando seus valores não se mostram compatíveis com o bem da humanidade.



Aí está o tendão de Aquiles desse estilo de liderança. Em geral, Artistas renomados, cantores famosos, mentores religiosos e destaques da política possuem traços de liderança carismática e arrastam multidões em função do seu carisma. Entretanto, não qualquer preocupação com valores que são cultuados por esses líderes e muitas das vezes seus seguidores são levados à ações extremistas e insanas.



Talvez um dos maiores líderes carismáticos negativos da história da humanidade tenha sido o ditador Adolf Hitler, Führer ("líder") da Alemanha Nazista de 1934 até 1945, principal instigador da Segunda Guerra Mundial e promotor do Holocausto.



Logo, quem vê carisma não vê valores!!! Devemos ter muito cuidado!!!


Por Ten.Coronel PM Márcio Guimarães

B01 - 728x90