Dinheiro para a Cultura

Sábado, 21 de Julho de 2018.

Dinheiro para a Cultura

A Secretaria de Cultura de Três Rios realizou na terça 17, três importantes palestras. O tema da primeira foi a Lei de Incentivo à Cultura quelevou ao local as pessoas interessadas no desenvolvimento cultural de Três Rios. Estiveram presentes representantes dos artistas, dos contadores, das organizações empresariais e da câmara dos vereadores. A Superintendente da Lei, Conceição Diniz fez uma abordagem didática e se colocou à disposição para orientar e tirar as dúvidas. O subsecretário de Indústria e Comercio de Três Rios, Paulo Vaz fez um levantamento das empresas que poderão incentivar os projetos culturais no município e ficou muito otimista: “São muitas empresas,é um dinheiro considerável. Podemos tentar captar esse dinheiro através do Fundo de Cultura e que possa sair em projetos para a Cultura”, disse. As empresas que querem fomentar a cultura através de projetos por meio do Imposto ICMS, podem ser orientadas pelaSecretaria de Estado de Cultura – SE-RJ.Sem custo nenhum asempresas podem contribuir com a cultura,patrocinando o desenvolvimento econômico do município e do Estado.Em relação aos demais setores econômicos, os dados que temos mostram que a Economia Criativa vem conquistando seu espaço. Entre 2013 e 2015, períodos de grande retração da economia nacional, a área criativa foi a menos impactada.


Museus e projetos de patrimônio cultural
Os interessados no tema dessa palestra ouviram a Superintendente de Museus, falar sobre a organização do Sistema de Museus, dacompetência da Superintendência e da importância em trabalhar em Rede. Clara Paulino abordou a questão dos munícipios que perdem seus lugares de memória e pertença e se coloca à disposição para orientar na implantação dos Museus nos municípios, entre outras.

Dança no fórum
A palestrante Denise Acquarone confirmou que no dia 08 de agosto, das 14 às 18 horas,no Teatro Celso Peçanha, em Três Rios, será realizado o FÓRUM DE DANÇA DA REGIÃO CENTRO SUL Denise que é conselheira Estadual eAssessora de Dança da Superintendência de Artes da Secretaria de Estado de Cultura, estará junto com os representantes dos dez municípios da regional (Areal, Levy Gasparian, Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Vassouras e Três Rios), informando sobre a organização políticado segmento eapresentando o Plano Setorial da Dança . Desse modo estará consolidando mais uma etapa do Sistema Estadual de Cultura do RJ.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

Crédito da Foto: Reprodução

B01 - 728x90