ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Editais até segunda-feira

Sábado, 28 de Novembro de 2020.

Atualizado em Sábado, 28 de Novembro de 2020 às 09:59 horas.

  Editais até segunda-feira

Quem ainda não fez a inscrição para os editais da Lei Aldir Blanc deve ficar atento,os municípios têm que cumprir todo processo de execução da Lei até o final de dezembro e as inscrições nos editais tem prazo para encerramento.

Como fazer a inscrição

Em Três Rios termina na próxima semana, dia 30 é o último dia para inscrição nos dois editais: para credenciamento dos Espaços Culturais e para Incentivo à Cultura da Lei Aldir Blanc. Para participar do edital credenciamento para subsídios aos Espaços Culturais, o candidato deverá ir até a Secretaria de Cultura par efetivar a inscrição. Preencha o formulário,junte os documentos exigidos e ligue para a Secretaria de Cultura marcando sua entrega. Quanto ao edital Therezinha Mockdece de Incentivo à Cultura -Lei Aldir Blanc a inscrição deve ser feita pela internet. Você deve acessar o documento pelo link e ler sobre todas as exigências para inscrição. De posse de todos os documentos inicie a sua inscrição preenchendo os campos do formulário e anexando todos os documentos obrigatórios e após tudo preenchido e salvo enviar pela internet. Quem tiver dúvida ou qualquer dificuldade quanto ao preenchimento desses editais poderá ter auxílio no passo a passo na Secretaria de Cultura de Três Rios, presencial ou por telefone.

Para solicitar ajuda, tirar dúvida e agendar a entrega de inscrição nos editais o horário de atendimento é de 10 as 16 horas, o telefone é o 22551729.  Pode solicitar orientação para preenchimento no passo as passo e demais informações.

Aproveite a oportunidade trabalhado da cultura, essa verba emergencial da Lei Aldir Blanc é destinada a você. Oriunda do Fundo Nacional de Cultura está sendo utilizada pela primeira vez. O processo de regulamentação e execução está sendo demorado  e com muitas etapas devido as questões burocráticas que se tem de cumprir diante de leis ainda não apropriadas para o setor cultural e a legislação  tendo que ser interpretadas e adaptadas segundo o entendimento das procuradorias dos municípios  com os gestores municipais e  com data marcada para ser cumprida.  Então não deixe de aproveitar e receber o que é seu direito. Esse dinheiro destinado aos fazedores de cultura e artistas se não for usado vai retornar ao tesouro nacional, o que não deveria pois de acordo com as regras iniciais posteriormente modificadas pela regulamentação do governo federal, deveriam voltar para o Fundo de Cultural. A paralisação das atividades culturais devido a Covid 19 deixou todos os trabalhadores do setor com dificuldade nas despesas dos seus espaços culturais e sem recursos para suas próprias despesas, seu sustento e muitos não sabem que tem direito de receber esse dinheiro da Lei Aldir Blanc. Recurso esse proveniente do Sistema Nacional de Cultura via Fundo Nacional de Cultura e que nunca tinha sido destinado. Se informe se tem direito ou ajude alguém que está precisando levando essa informação. Lembramos que todos que queiram participam dos editais devem estar cadastrados, mas, quem ainda não fez ainda pode fazer na Secretaria de Cultura do município.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

Crédito da Foto: Ulisses Araújo