ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Eleição e Emergência

Sábado, 14 de Novembro de 2020.

Atualizado em Sexta, 13 de Novembro de 2020 às 17:58 horas.

  Eleição e Emergência
  • Às vésperas das eleições municipais sentimos na obrigação de fazer algumas reflexões sobre o que esperamos desse momento. Em alguns municípios vimos o aumento das cadeiras do legislativo serem disputadas por pessoas que pensam a política e a função de vereador como realmente deve ser. Ainda estamos longe da igualdade de gêneros e sabemos que as mulheres vêm ocupando cadeiras na política, mas a participação feminina ainda é muito baixa. As mulheres negras então, sempre são as mais afetadas pois enfrentam a desigual de gênero e racismo.  A juventude também deve ser representada e ainda são poucos que conseguem ter oportunidade de se candidatar. Para que tenhamos cidades mais justas e solidárias, vamos eleger candidatos e candidatas que tenham propostas que possam diminuir essa desigualdade.

 

  • Desde maio estamos acompanhando a Lei Emergência Cultural Aldir Blanc que veio para socorrer em caráter emergencial os trabalhadores da cultura, suas atividades tiveram forçosamente que ser paralisadas em decorrência do isolamento social por conta da covid-19. Alguns municípios já conseguiram regulamentar e executar a lei e os recursos já estão sendo pagos, em outros ainda não está acontecendo.Observando alguns casos sabemos que os entraves burocráticos foram os principais dificultadores em alguns municípios devido as questões levantadas por algumas procuradorias municipais e assim causando atrasos no pagamento dos recursos, aos que necessitam em caráter emergencial.Se a Lei é emergencial e ela tem regulamentação em âmbito federal, estadual e municipal, caberia a esses detentores dessa função, que se orientassem e buscassem os mecanismos para que não causassem entraves na execução da lei. Lembramos que os recursos devem ser pagos até dia 15 de dezembro.

 

  • Em Três Rios, município que acompanho de perto e participo da comissão que trata da execução da lei Aldir Blanc, aguardamos os editais previstos para sexta feira, 13. Até o envio da coluna não tivemos conhecimento da publicação. Portanto, fique atento a divulgação dos editais para os trabalhadores culturais e segmentos artísticos.

 

 

  • O Conselho de Política Cultura de Três Rios - CMPC em reunião ordinária de 10 de outubro, aprovou que fosse enviado convite no primeiro dia após o resultado da eleição ao prefeito eleito para que participe e discuta com os conselheiros a pauta da cultura. Então, vamos em frente!

 

Vote consciente, bom voto!

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul