Eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural no dia 21 de agosto

Sábado, 22 de Julho de 2017.


A eleição para os representantes dos segmentos culturais do Conselho Municipal de Política Cultural acontecerá no dia 21 de agosto, das 09 h às 18 horas, na Casa de Cultura, situada na Praça São Sebastião, 224. Pode concorrer a uma vaga por segmento qualquer pessoa, maior de 18 anos, que residaem Três Rios,que exerça atividade cultural compatível com os segmentos: Audiovisual;Artes visuais; Artesanato;Cultura Afro-Brasileira; Cultura Popular; Carnaval; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Mídia Digital e Empreendedores Culturais; Teatro;Patrimônio Cultural e Cidade. Assim serão escolhidos os membros da sociedade civil e seus suplentes representantes desses setores e ainda um representante cultural do distrito de Bemposta.
O Edital de Convocação e Regimento Eleitoral foi publicado no Boletim Oficial do Município n.1475,de 20 de julho e a convocação foi publicada no Entre Rios Jornal do dia 21 de julho. Do dia 03 a 10de agosto as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura. Será necessário um documento de identidade, comprovante de residência ou trabalho e currículo de atividade na área em que irá concorrer. Outras informações e o Regimento do Conselho Municipal de Politica Cultural e Regimento Eleitoral poderão ser consultados também na Secretaria.
O CMPC, colegiado composto por representantes da sociedade civil e do poder público, tem como principal atribuição atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura – COMUC, elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas púbicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura – PMC.
O CMPC vem se articulado junto ao Sistema Nacional de Cultura e Sistema Estadual de Cultura para fortalecer nossa produção cultural. Desde que o Município aderiu ao SNC em 2011, essa é a terceira eleição para escolha de membros da sociedade civil que estarão representando a arte e a cultura trirriense. A nova composição do CMPC terá na presidência um representante da sociedade civil eleito pelo colegiado. O Plano Municipal de Cultura que norteará a produção cultural pelos próximos anos já está em vigor e algumas metas e ações já estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Cultura.

IV Fórum Estadual de Segmentos Culturais
A partir do dia 25 de julho, até 15 de agosto, qualquer interessado pode se inscrever para participar do Fórum Setorial de Segmentos Culturais que estará acontecendo nos dias 23 e 24 de agosto, no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. O encontro vai reunir os segmentos culturais (Artes Cênicas, Musica, Literatura, Cultura Popular, Patrimônio e Museu, Economia Criativa, Áudio Visual e Artes Visuais) para debatee discussãodas ações que serão parte dos Planos Setoriais do Plano Estadual de Cultura,conforme previsto na Lei 7035/2015. Para informações, consulteSecretaria de Estado de Culturahttp://www.cultura.rj.gov.br/ e no blog do Conselho Estadual de Política Culturalhttp://conselhoestadualculturarj.blogspot.com.br/

Vera Alves Pereira
Presidente do CMPC




Por Conselho Municipal de Cultura

B01 - 728x90