Encerram-se dia 10 de agosto as inscrições para candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural

Sábado, 05 de Agosto de 2017.


A eleição para os representantes dos segmentos culturais do Conselho Municipal de Política Cultural acontecerá no dia 21 de agosto, das 9 h às 18 horas, na Casa de Cultura, situada na Praça São Sebastião, 224. Os segmentos são: Audiovisual;Artes Visuais; Artesanato;Cultura Afro-Brasileira; Cultura Popular; Carnaval; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Mídia Digital e Empreendedores Culturais; Teatro;Patrimônio Cultural e Cidade.
O Edital de Convocação e Regimento Eleitoral foram publicados no Boletim Oficial do Município n.1475,de 20 de julho e a convocação foi publicada no Entre-Rios Jornal nos dias 21 e 28 de julho.As inscrições se encerram em 10 de agosto e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, situada na Praça São Sebastião, 224 das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Para concorrer a uma vaga de representante do segmento cultural é necessário, ter mais de 18 anos, residir em Três Rios e exercer atividade cultural compatível, ter um documento de identidade, comprovante de residência e currículo resumido da atividade na área em que irá concorrer.
Podem votar nos candidatos a representante de cada segmento culturaltodos que comprovem que residem ou trabalhem em Três Rios e tenham mais de 16 anos As informações, o Regimento do Conselho Municipal de Politica Cultural e Regimento Eleitoral poderão ser consultado também na Secretaria.
O CMPC, colegiado composto por representantes da sociedade civil e do poder público, tem como atribuição, entre outras, atuar com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura – COMUC, elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas púbicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura – PMC.
O CMPC vem se articulado junto ao Sistema Nacional de Cultura e Sistema Estadual de Cultura para fortalecer nossa produção cultural. Desde que o Município aderiu ao SNC em 2011, essa é a terceira eleição para escolha de membros da sociedade civil que estarão representando a arte e a cultura trirriense. A nova composição do CMPC terá na presidência um representante da sociedade civil eleito pelo colegiado. O Plano Municipal de Cultura que norteará a produção cultural pelos próximos anos já está em vigor e algumas metas e ações já estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Cultura.

Artistas, agentes, animadores, produtores e pesquisadores culturais, gestores municipais de cultura, conselheiros estaduais e municipais de cultura, participem do Iv Forum Estadual de Segmentos Culturais

Termina dia 15 de agosto,a inscrição para participar do Fórum Setorial de Segmentos Culturais que estará acontecendo nos dias 23 e 24 de agosto, no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. O encontro aberto a todos os interessados, desde que inscritos,vai reunir os segmentos culturais (Artes Cênicas, Musica, Literatura, Cultura Popular, Patrimônio e Museu, Economia Criativa, Áudio Visual e Artes Visuais) para debatere discutir as ações que serão parte dos Planos Setoriais do Plano Estadual de Cultura,conforme previsto na Lei 7035/2015. Para informações, consulte aSecretaria de Estado de Culturahttp://www.cultura.rj.gov.br/ e no blog do Conselho Estadual de Política Cultural. http://conselhoestadualculturarj.blogspot.com.br/Para inscrição acesse: http://www.cultura.rj.gov.br/forms/forum-estadual-segmentos-artisticos-pre-inscricao

Vera Alves Pereira
Presidente do CMPC






Por Conselho Municipal de Cultura

B01 - 728x90