Evento de Segurança e Saúde do Trabalho mobiliza equipe multidisciplinar

Sábado, 11 de Maio de 2019.

Evento de Segurança e Saúde do Trabalho mobiliza equipe multidisciplinar

Não é de hoje que as ações voltadas a Segurança e Saúde do Trabalho têm chamado a atenção de empregadores, governo, trabalhadores e da população em geral, afinal de contas, a maioria dos lares tem em seu alicerce colaboradores. Sabemos que uma gestão de qualidade é possível e se faz cada vez mais necessária no ambiente laboral devido aos avanços normativos, tecnológicos e midiáticos.

O nosso país já foi líder e hoje ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais no trabalho, figurando entre os países mais inseguros, é necessário que se cumpram as normas vigentes caso contrário os responsáveis podem responder pelo descumprimento estando sujeitos a uma série de transtornos, prejuízos e penalizações. Vale ressaltar que o descumprimento das normas pode findar em acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Trabalhadores mais seguros e saudáveis produzem mais e de uma forma melhor, em ambientes laborais onde se respeitam as normas de segurança e saúde pode-se observar uma maior produtividade e menores índices de acidentes, incidentes, absenteísmo, presenteísmo e turnover que representa a rotatividade de pessoal. Uma empresa ou instituição que fica conhecida por não proporcionar condições seguras tende a ficar com a imagem comprometida e sofrer consequências negativas.

O zelo pela vida é um direito de todos, o respeito pelo trabalhador lhe trás dignidade. Muitos empregadores têm se adequado e aderido ao modelo de Gestão Prevencionista, muitas das vezes trabalhar com segurança depende de gestos simples. Os “acidentes de trabalho” acontecem devido a condições inseguras, atos inseguros ou a soma dos mesmos.

Sabe-se que grande parte dos acidentes são ocasionados por atos inseguros, tendo em vista todo esse cenário foi realizado no dia 30 de abril de 2019 no município de Sapucaia RJ o primeiro evento “Abril Verde” onde participaram diversos profissionais, autoridades políticas, trabalhadores da prefeitura e munícipes interessados no assunto. Na ocasião escrevi cartilhas falando sobre Noções de Segurança e Saúde no ambiente de Trabalho que foram confeccionadas e distribuídas pela Prefeitura Municipal de Sapucaia.

A abertura do evento foi realizada pelo comunicador Marciel da Silva Pires, em seguida a palavra foi dada para o Prefeito Fabrício Baião que ressaltou a importância dos trabalhadores e de se trabalhar com segurança, logo após fiz duas palestras, uma com o tema “Noções Sobre Segurança e Saúde no Trabalho” e outra abordando o tema“Prevenção e Combate a Princípios de Incêndios”,a equipe do SAMU e o coordenador Iran Monteiro Vitorino falaram sobre princípios básicos de Primeiros Socorros e DST.

A instrutora Ana Paula Maza e a Vigilância de Sapucaia em parceria com a de Paraíba do Sul abordaram o tema Noções Sobre Animais Peçonhentos. As psicólogas Carla Fajardo Caetano Meneguiti e Anna Carolina Rozante Salles, ambas do CAPS de Sapucaia RJ, marcaram presença falando sobre Saúde Mental, contamos ainda com a participação da profissional da área de educação física Paola Saltori que levou informações sobre Atividades Físicas e seus Benefícios.

Foram realizadas aferições de Pressão Arterial por profissionais da Secretaria de Saúde. É mais fácil julgar uma plantação pelos seus frutos do que pela sementes lançadas e a forma de plantar.
A organização e o planejamento fazem a diferença e te tiram da descrença. Pense de forma positiva e lembre-se que pensamentos insalubres levam a caminhos perigosos. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Por Jheancarlos Garcia

B01 - 728x90