Falando sobre Depressão

Quinta, 10 de Agosto de 2017.

Falando sobre Depressão

A depressão é um transtorno que já atinge grande parcela da população mundial. É caracterizada por uma apatia e tristeza profunda, onde o sujeito perde o prazer pela vida, permanecendo-se prostrado e sem motivação, ainda que não tenha motivo aparente para tal condição de melancolia.
A Depressão não é uma simples tristeza ou “frescura”, trata-se de um transtorno psiquiátrico grave e incapacitante, que se não tratado adequadamente pode levar a inúmeras perdas e complicações; desde a queda da imunidade devido à intensa angústia experimentada, até aos comprometimentos sociais, como abandono do emprego, afastamento familiar e perda dos amigos. Pode acometer pessoas de qualquer idade, porém é mais comum em mulheres.
Os episódios depressivos, de acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, podem ser classificados como: leve, moderado ou grave, onde no geral o indivíduo sofre de humor deprimido, perda de interesse/prazer, energia reduzida e consequente fatigabilidade;assim como: concentração e atenção reduzidas, autoestima prejudicada, ideias de culpa e inutilidade, visões desoladas e pessimistas em relação ao futuro, sono perturbado, apetite diminuído, ideias ou atos autolesivos e até mesmo suicídio.
Dentre os principais fatores de risco para depressão, estão: histórico familiar, outros transtornos psiquiátricos, estresse crônico e ansiedade elevada, disfunções hormonais, sedentarismo, excesso de peso, vícios, traumas físicos ou psicológicos, dentre outros.
O diagnóstico precoce da depressão traz grandes benefícios à terapêutica, assim como a aceitação do diagnóstico e a adesão ao tratamento que no geral é psiquiátrico (medicamentoso) e psicoterápico (psicoterapia). Depressão não é sinal de fraqueza, é um transtorno reversível, que pode e deve ser vencido dia a dia.

Psicóloga Bruna M. Spada Sant’Anna, Especialista no Atendimento de Casal e Família, Integrante do COMMUTRI – Conselho Municipal da Mulher Trirriense, Palestrante, Coautora do livro: Psicologia Temática e Colunista do jornal ENTRE-RIOS e Revista Minha Saúde.

Por Bruna Spada

B01 - 728x90