FÓRUM DE CULTURA

Sábado, 09 de Junho de 2018.

FÓRUM DE CULTURA

A Diretoria do Fórum de Cultura da Região Centro realizou sua segunda reunião dia 04 de junho, em Paraíba do Sul. Desde a sua implantação em novembro de 2017, os membros da Diretoria vem dialogando com objetivo de ampliar esse espaço de discussão e de articulação em caráter permanente e ampliar a presença dos protagonistas da cultura, tanto do poder público como da sociedade civil. Com objetivo entre outros de contribuir no que trata das políticas culturais, a exemplo dos Planos Municipais de Cultura, do Plano Estadual de Cultura,da Lei Orgânica e do Fundo Estadual e Municipal de Cultura,as decisões deliberadas nos encontros são encaminhadas aos municípios pelos seus representantes. Na última reunião do Fórum discutiu-se a participação dos Delegados da Regional na IV Conferência Estadual e na distribuição dos Eixos Temáticos que fazem parte da dinâmica do tema da Conferência: A Cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Constaram também das decisões do encontro a periodicidade das reuniões e a importância de que elaocorra em todos os municípios com a participação de todos. Dessa forma o Fórum vem avançando no sentido de contribuir para o cumprimento pelos Governos Municipais, Estadual e Federal e pela Sociedade Civil do dever Constitucional de assegurar o desenvolvimento pleno da cultura e da cidadania, a partir da realização das políticas pública e de fomento em âmbito Municipal, Estadual e Nacional.


Diretoria do Fórumde Cultura Centro Sul com a participação do Poder Público e da Sociedade Civil: Pedro Nascimento, Marcelo Mourão, Gercili Feitosa, Vera Alves, José Rodrigues, Dayanna Marques, Anderson Bernardes e Rogéria Magalhães.

CONFERENCIA ESTADUAL NOVA DATA

A IV Conferência Estadual de Cultura do RJ teve sua data transferida para os dias 24 e 25 de agosto, e acontecerá na Biblioteca Parque Estadual. A decisão da Secretaria de Estado de Cultura por orientação do Secretário Leandro Monteiro, possibilita tempo hábil para validação das etapas municipais realizadas recentemente, com maior prazo de operacionalidade para realização da Conferência, em composição com o Conselho Estadual de Política Cultural do RJ. Na Conferência Estadual os grupos de trabalho dos seis Eixos temáticos estarão reunidos com a participação dos Delegados eleitos em todo o Estado e culminará com o seu objetivode aprovar as Ações e Metas do Plano Estadual de Cultura do RJ e eleger os Delegados da IV Conferência Nacional de Cultura.

ENCONTRO DE DANÇA DA REGIÃO

Em breve acontecerá na nossa Região o Fórum de Dança. A assessora de Dança daSuperintendência de Artes da Secretaria de Estado, Denise Acguarone vem articulando com os municípios para que o evento aconteça até agosto. Fique atento!

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90