Forum vai à comissão por eleição

Sábado, 08 de Dezembro de 2018.

Forum vai à comissão por eleição


O Presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputado estadual Zaqueu Teixeira e o membro efetivo da Comissão de Cultura, deputado Eliomar Coelho recebem lideranças dos Fóruns Regionais de Cultura. A pauta da reunião foia discussão do processo eleitoral do Conselho Estadual de Politica Cultural- CEPC RJ. . Os Fóruns Regionais enviaram nota ao Secretário de Estado de Cultura, Leandro Monteiro na qual solicitamo adiamento do processo eleitoral convocado pela SEC RJ, através da resolução 755/2018, no Diário Oficial de 22/11/2018por estar em discordância com as deliberações do CEPC RJ e aindapelo prazo apertado em pleno final de ano e final de exercício da gestão do governo fluminense. Entendem que é mais ponderada uma sugestão para que os prazos sejam prorrogados de modo a contemplar uma justa campanha de inscrição, uma legítima atuação na votação com representatividade expressiva bem como a eleição de representantes que possa dar continuidade ao trabalho até então empreendido.
Os Fóruns são legitimados como organismo integrante do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, de assessoramento do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro - CEPC RJ, implementado através da Lei 7035/2015.
A Comissão de Cultura da Alerj acertou com o Secretário Estadual de Cultura uma reunião para segunda feira, 10 de dezembrocom as lideranças dos Fóruns no sentido de dialogar com todos os envolvidos nesse importante processo eleitoral do Sistema Estadual de Cultura.
Envolver a Alerj nesse assunto foi o ponto muito acertado, na sequência das iniciativas das trocas estabelecidas entre os integrantes dos Fóruns Regionais, desde a publicação da portaria de resolução da SEC RJ, que convocou eleições do Conselho Estadual de Política Cultural RJ para o próximo biênio.
A interlocução dos Fóruns Regionais junto aos deputados da Comissão de Cultura da ALERJ sela uma integração que foi criada desde a eleição anterior, quando foram eleitos os primeiros Conselheiros Estaduais (em 2015 e 2016).
O movimento dos Fóruns Regionais, ao buscar diálogo com os deputados, é mais uma atitude que faz parte da engrenagem que ora se perpetua:
A consolidação do Sistema Estadual de Cultura RJ - Lei 7035/2015, quando as peças integrantes do próprio sistema, se mexem e se ajustam, na garantia do seu auto movimento.
A SEC RJ, coordenadora geral do Sistema Estadual de Cultura RJ, está nesse tempo da História da Cultura Fluminense, por assim dizer, se ajustando neste movimento, novo e recente.
E construção das políticas culturais sob o marco da Lei, onde o diálogo, a participação social se faz presente, pela primeira vez, apresentando novos atores sociais, também protagonistas desse processo.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90