Golpe no WhatsApp promete facilidades no saque do FGTS

Sábado, 24 de Agosto de 2019.

Golpe no WhatsApp promete facilidades no saque do FGTS

Os usuários do WhatsApp devem ficar atentos a um novo golpe que circula pelo mensageiro, desta vez tendo como isca possíveis beneficiários do FGTS. Trata-se de um link malicioso, cujo objetivo é induzir quem clica nele a responder a uma pesquisa e conceder permissão para receber futuras notificações com outras armadilhas diretamente no smartphone, além de incentivar a vítima a realizar cadastros em serviços de SMS pago.
O questionário traz perguntas como: "Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?" e "Você sacou algum valor do FGTS nos últimos três meses?". Independente da resposta, o internauta é direcionado a outra página e solicitado a compartilhar a mensagem com mais dez amigos, para ter facilidades e acesso ao saque.
Para não cair neste e em outros golpes, e nem propagar Fake News (notícias falsas) que possam prejudicar os outros, é preciso estar atento a alguns cuidados: desconfie de links recebidos pelo app ou redes sociais e na dúvida evite clicar neles, principalmente se contém promessas de lucros ou vantagens fáceis; cheque erros de formatação e ortografia (falhas grotescas indicam falta de profissionalismo que uma empresa séria certamente não cometeria); procure saber se a procedência da página que gerou a notícia é confiável. Caso tenha dúvidas, busque a mesma informação em portais de credibilidade.
Se todos colaborarem, podemos trabalhar juntos para minimizar e neutralizar a ação de criminosos e pessoas mal intencionadas no ambiente virtual.
#BOMFIMDESEMANA

Por Daniele Barizon

B01 - 728x90