Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis (Complexo B)

Quarta, 05 de Dezembro de 2018.

- Vit. B1 (Tiamina) - mantém sistema nervoso e circulatório saudáveis: auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga; converte o açúcar no sangue em energia. Principais fontes: vegetais de folhas (alface, espinafre), berinjela, cogumelos, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.
- Vit. B2 (Riboflavina) - ligada á formação de células vermelhas do sangue e anticorpos: envolvida na respiração e processos celulares; previne catarata; ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Principais fontes; vegetis, grãos integrais, leite e carne.
- Vit. B3 (Nicotinamida) - aumenta a circulação; reduz triglicérides (gorduras) e colesterol (gorduras), ajuda no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico; regula o açúcar no sangue; protege o corpo contra poluentes e toxinas. Principais fontes: levedura, carnes magras de bovinos e aves, fígado, leite, gema de ovo, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre, aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.
- Vit. B5 (ácido pantoténico) - ajuda na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química; previne degeneração da cartilagem; ajuda na construção de anticorpos; reduz o colesterol, triglicérides; ajuda nas disfunções hormonais. Principais fontes: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixe de água fria, geleia real.
- Vit. B6 (pirodoxina) - reduz o risco de doenças cardíacas; ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico, reduz espasmos musculares, alivia enxaquecas e náuseas, reduz e colesterol; melhora a visão, previne aterosclerose e câncer. Principais fontes: cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).

Continua na próxima publicação

Por Dr. Eneas Zandomênico

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