Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis (Complexo B)

Continuação (final)

Quarta, 12 de Dezembro de 2018.

- Vit. B7 - auxilia no crescimento9 celular, produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue, promove a saúde das glândulas sudoríparas, do tecido nervoso, da medula óssea, das glândulas sexuais e células sanguíneas; previne a calvície, alivia as dores musculares; baixa intolerância à insulina em diabéticos. Principais fontes: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.
- Vit B9 (ácido fólico) - manutenção dos sistemas imunológicos, circulatório e nervoso; antitóxico; ajuda a combater o primeiro infarto, o câncer de mama e de cólon, parasitas intestinais e envenenamento alimentar, diminui o risco de aterosclerose; promove a saúde dos cabelos e da pele; reforça o sistema imunológico e o sistema nervoso central. Principais fontes: fígado, rins, vegetais de folhas verdes, couve-flor.
- Vit B12 (cianocobalamina) - auxilia a síntese das células vermelhas do sangue; manunteção do sistema nervoso; ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo. Principais fontes: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.
- Vit C (ácido ascórbico) - indispensável para a síntese do colágeno; ajuda na manutenção das funções glandulares e do crescimento; manutenção dos tecidos, previne o câncer; aumenta a imunidade; protege contra as infecções. Principais fontes: frutas cítricas frescas (laranja, limão, tomate, abacaxi, mamão e vegetais frescos (repolho, couve-flor, espinafre, pimentõ verde).
- Colina - ajuda na memorização e no tratamento do Alzheimer; controla o colesterol e as gorduras do corpo; ajuda a eliminar as substâncias tóxicas (venenos e drogas) e na reconstrução do fígado danificado pelo álcool. Principais fontes: lecitina de soja, gema de ovo.

Por Dr. Eneas Zandomênico

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