Juventude à romaria!

Franciele Ferreira.

Quarta, 25 de Julho de 2018.

No próximo domingo, 29 de julho, as juventudes de todo o estado do Rio de Janeiro estarão na 6ª Romaria da Pastoral da Juventude, em Piraí. Tenho grato prazer de compartilhar nessa coluna a reflexão da jovem pejoteira, Franciele Ferreira, filha de nossa paróquia, recentemente eleita para a coordenação estadual da mesma Pastoral da Juventude. Ei-la na íntegra.
Ser o que se é, falar o que se crê, crer no que se prega,
viver o que se proclama até as últimas consequências.
Dom Pedro Casaldáliga.
Uma Romaria para mostrar o nosso jeito de Ser e Fazer Pastoral, uma igreja de jovens evangelizando jovens. Um encontro de irmãos comprometidos com Reino de Deus.
Irmãs e irmãos sabemos o quão desafiador é ser igreja nessa agitação de hoje, nesse tempo de tantas desesperanças e nessa bagunça, e somos nós que sentimos na pele essa treta, esse furdunço todo, somos nós que estamos nas escolas, nas baladas, nas faculdades, nos trabalhos, enfim, nos mais diversos espaços.Somos nós que somos desafiados constantemente, somos bombardeados com tudo a todo momento, em especial, com o avanço da mídia tecnológica com suas redes sociais.
Mas com essa iluminação bíblica de nossa VI Romaria da PJ-Pastoral da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Regional Leste 1 CNBB, “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos!” (Cf. Fl 4, 4), queremos continuar o caminho de nosso Mestre, com muita alegria e entusiasmo pelas juventudes, sendo sinal da Boa Notícia. A Romaria vem com essa grande missão, de ser um grande marco da presença do Amor do Moreno de Nazaré entre nós, mostrando um pouco da mística, da indentidade, da espiritualidade Cristocêntrica da qual a PJ vem trilhando ao longo desses anos, e assim quer continuar a trilhar com tantas e tantos que são muito bem vindos/as a essa grande ciranda da vida.
Ser tão PJ é isso, é ter esperança, é acreditar na juventude e no seu potencial, é continuar incansavelmente acreditando na vida e no mundo possível revelado por Jesus Cristo. É continuar sendo sementeira de discípulos e discípulas do Amor.
Fazer Romaria, com o protagonismo dos jovens na preparação e organização não é tarefa nada fácil, mas é acolher com muita fé e compromisso a interpelação que o Evangelho nos faz. Fazer romaria é provocar essa inquietude no coração dessa juventude linda do nosso chão estadual.
Depois de 12 anos, viver esse momento de Romaria da PJ, é aproveitar dos bons momentos que Deus vai colocando em nosso caminho, nessa trilha que vai promovendo a Cultura do Bem Viver. É proclamar a vida em abundância, clamando para que nessa terra nossos jovens tenham vida com plena dignidade; que nossos/as jovens negros/as não sejam exterminados e nem continue sofrendo com a violência do racismo; para que as mulheres não continuem sofrendo com as constantes ecorriqueiras violências; para que a juventude LGBT possa dialogar e não ser invisibilidade e também vítima de tantas violências.
Minhas irmãs e meus irmãos, Deus mesmo quis contar com a gente mais uma vez! A Pastoral da Juventude deve continuar ousando a contribuir com a Construção da Civilização do Amor (Reino de Deus).
A romaria deverá ser e será esse grande momento de renovar as energias e a alegria de continuar o Caminho.O que interessa é o caminho. A chegada eterna pertence a Deus, só Ele sabe.A nós, fica revelado, o caminho.
Caminho que se faz caminhado, trazendo o Reino de Deus aqui e agora.
O Papa Francisco na carta ao 11º Encontro Nacional da PJ nos disse: “Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todos são os que podem construir uma nova Civilização do amor”.
Na alegria de evangelizar vivemos a missão de servir, com esse lema de nossa romaria que quero renovar o convite para fazermos esse encontro com todos/as pejoteiros/as e principalmente com o nosso grande modelo de Pejoteiro, nosso mestre Jesus, no dia 29 de Julho em Pirai.
Permita-se fazer esse encontro com Ele e possibilite que seus amigos e amigas também o faça, convidem a galera para esse encontro de toda juventude de nosso estado. Um beijo em cada uma e cada um. Paz e bem!

Medoro, irmão menor-padre pecador

Por Padre Medoro

B01 - 728x90