Não basta lançar um ideal...

Sábado, 07 de Julho de 2018.

Não basta lançar um ideal...

Há alguns anos, críticos das mobilizações oriundas da internet cunharam o tema ‘ativismo de sofá’ para denominar, pejorativamente, as ações na web em prol de quaisquer causas.
Conforme essa corrente, tais não poderiam ser consideradas legítimas, uma vez que o termo mobilização, para estes grupos, significava necessariamente presença física dos militantes em praças e espaços públicos.
O tempo passou e o avanço da tecnologia vem provando, a cada dia, que a alusão não correspondeà realidade: as mídias digitais hoje,não resta dúvida, constituem força poderosa para apoiar causas, requerer direitos, efetivar denúncias e pautar imprensa e governos.
Já dizia o filósofo francês Pierre Lévi: uma petição é uma petição. Uma petição online só é mais fácil de organizar.Exemplos clássicos de agrupamentos vitoriososna worldwide web são a Ficha Limpa, que nasceu na rede e alcançou dois milhões de assinaturas, tornando-se lei em seguida;asatuações como as manifestações de 2013 pelo aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus, que arrolaram outras reivindicações; ou aparalisação dos caminhoneiros, nutrida pelo Whatsapp, que arregimentou a população em favor destes e impôs ao Estadoo imperativo da negociação.
Tais movimentos não são diferentes dos efetuados pelos caras pintadas em 92, que depuseram um presidente, ou da campanha Ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida, instituída por Betinho, em 93. O ciberativismo é um instrumento importante e eficaz, não para substituir os meios tradicionais, mas para potencializá-los.
O que precisamos ter em mente, nós que ainda estamos aprendendo a lidar com as benessesda comunicação contemporânea, é que mobilizações, para atingir o alvo, sejam on ou offline, carecem de continuidade. Não basta lançar um ideal. É preciso persegui-lo, alimentá-lo, lutar por ele a fim de que se torne real. Seja ele originado na praça ou no sofá.
#BOMFIMDESEMANA

Por Daniele Barizon

Crédito da Foto: Reprodução

B01 - 728x90