ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Nova definição de Museu

Sábado, 20 de Fevereiro de 2021.

  Nova definição de Museu O conceito para definir o que representa Museu está em constante evolução, essa instituição, lugar ou estabelecimento mais uma vez está em processo para atualizar sua definição. A definição mais conhecida atualmente é a que se encontra no Conselho Internacional dos Museus – ICOM. Desde a fundação do ICOM, em 1946, a definição de museu foi alterada algumas vezes. A que está válida hoje é de 2007 e já não representa o que são os museus contemporâneos. Por isso o ICOM, no mundo inteiro, vem e realizando estudo e pesquisa sobre que conceitos e valores devem passar a integrar a definição de museu.
Profissionais, pesquisadores, estudantes, voluntários e todas as pessoas que atuam no setor museal brasileiro estão convidadas a participar da consulta pública sobre a nova definição de museu.
O ICOM Brasil está seguindo a metodologia elaborada pelo ICOM Define – o comitê responsável pela coordenação do processo em todo o mundo – que prevê, neste momento, a indicação de conceitos-chave e valores que devem constar na definição do museu contemporâneo.
São dois formulários eletrônicos: um para respostas individuais, e outro para grupos, que devem debater previamente antes que um representante faça o preenchimento em nome de todos. Para subsidiar a opinião dos participantes, o ICOM Brasil reuniu material de referência, além de um roteiro sugerido para debate em grupos e um template de convite para divulgação dos debates.
Colaborar no debate da nova definição é garantir que nela estejam representados conceitos e valores relacionados aos compromissos e práticas da museologia brasileira, em toda sua diversidade e pluralidade. A participação pode ser individual ou em grupo. Participe, divulgue! Sua contribuição é muito importante para garantir uma diversidade de contextos e visões!
Aos interessados tudo o que quiser saber sobre o assunto está no site: https://www.icom.org.br/?page_id=2173

Fórum Estadual dos Museus



O Sistema Estadual de Museus – SIM RJ,a Superintendência de Museus do Estado do Rio de Janeiro e a Comissão Consultiva do SIM RJ estiveram reunidos virtualmente durante o mês de janeiro e fevereiro para tratarda programação e o formato do V Fórum Estadual de Museusque deverá acontecer de forma virtual em junho deste ano. A Superintendente de Museus e Assessora Chefe do SIM RJ, Lucienne Figueiredo destacou a importância da participação da Comissão Consultiva do SIM RJ composta por representantes da área de museus em todo estado e município. Lucienne que participa do grupo de trabalho do ICOM lembra aos membros da comissão sobre a importância de divulgar aos profissionais do campo nos 92 municípios fluminenses para que participem da definição brasileira de museus e que deverá ser tema de painel no V Fórum Estadual de Museus.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

Crédito da Foto: Reprodução