O Segredo dos Chás

Histórico no Brasil...

Terça, 04 de Fevereiro de 2020.

  O Segredo dos Chás A China é tida como o país de origem do chá. Segundo a lenda, o Imperador chinês Shen Nung, em 2.737 a.C., fervia água para beber quando algumas folhas de uma árvore próxima caíram na panela. Hoje, porém, outros países se destacam como produtores de chá de qualidade. Cada um possui uma característica específica. Os melhores chás pretos do mundo são os indianos.
Destaque para os produzidos na regiões indianas; ultimamente as plantações de cafés do país têm dado espaço para a produção de chás. A China, por sua vez, é um dos principais países produtores das misturas de chás, além de ser um hábito social, o chá traz inúmeros benefícios e ajudam a combater o envelhecimento das células e a controlar a pressão arterial.
No Brasil há 200 anos, as primeiras mudas chegaram através da realeza. Dom João IV, trouxe para o Brasil sementes para plantar no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ali que iniciou a história da cultura de cultivo de chá no Brasil. Dois anos depois, em 1814, cerca de 300 imigrantes da região Asiática, foram trazidos para trabalhar nas plantações de chá brasileira. No entanto, a variedade chinesa da planta não se adaptou ao clima e as plantações de chá foram substituídas pelo café, muito mais rentável na época.
Foi em 1935 que a história do chá com o Brasil ganhou força, graças ao esforço indiano, importar sementes de chá. Como na época havia fiscalização nos navios e o transporte de sementes era proibido. As sementes se transformaram em uma das maiores culturas de chá do Brasil, instalada em Registro, o Vale da Ribeira, em São Paulo, com as variedades que melhor se adaptou ao clima brasileiro.
Hoje, a cidade é conhecida como a “Capital do Chá” e também se tornou
marco da colonização japonesa no Estado de São Paulo. O mérito em forma de
decreto foi dado pela região ter sido a primeira a receber imigrantes japoneses
interessados a investir na produção própria de chá no Estado.
Atualmente, estudos de nutrição e especialistas em dietas, líderes de
personalidades esportivas e seus treinadores, concordam que o chá é uma escolha natural, tornando como hábito para os praticantes de Tai Chi Chuan.
Edgar Antunes
Terapeuta Holístico
Atendimento: Sede do SINDQUIMP ( Sind. das Ind. Químicas T.R.)
Local: Rua Isaltino Silveira, 1319 – Cantagalo Três Rios-RJ CEP:25804-250
(Em frente a entrada da Guanapack Ind. Plásticos e Centro Universitário SUPREMA T.R.)
Contato: (24) 98844-3377
Atividades Físicas Diárias: “Entrerriense Futebol Clube”
Todas 3ª e 5ª Feiras de 14 às 15 hs.

Por Edgar Antunes

B01 - 728x90