ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Oportunidade para Trabalhadores da Cultura

Sábado, 18 de Abril de 2020.

  Oportunidade para Trabalhadores da Cultura Saiu a primeira iniciativa que visa usar o recurso do Fundo Estadual de Cultural – FEC. Em caráter emergencial a Secretaria de Estado de Cultura lançou o Edital Cultura Presente nas Redes, que vai contemplar até 1500 projetos culturais no nosso estado. A iniciativa vai ajudar nesse período de crise provocado pelo Covid 19, onde artistas e produtores tiveram suas atividades canceladas ou suspensas. Desde que foi implantado o Sistema Estadual de Cultura em julho de 2015 – Lei 7035/2015 vem sendo construído os mecanismos as peças que integram o SIEC. O Edital com recursos do Fundo é um dos mecanismos de fomento e incentivo à cultura Fluminense.
Esse Edital destina-se a pessoa física residente no estado, com comprovação de atuação há pelo menos 01 ano. Serão 1500 em todo estado em quantidade proporcional as regiões por índice de habitantes. A região Centro Sul será contemplada por ate 26 projetos que dará a cada proponente premiado o valor de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por produção que será apresentada em rede com duração entre 30 e 60 minutos. Cada proponente concorre apenas com uma ação. Importante lembrar que se não houver apresentação de mais projetos, todos os projetos recebidos serão contemplados. Outro fator importante é que o caráter de desempate, caso aconteça será premiado a proposta que enviou a inscrição primeiro. Portanto quem tiver interressado não perca tempo. O prazo de inscrição será dia 25 de abril, domingo da próxima semana. O Edital será avaliado por uma comissão composta por integrantes da Secretaria de Estado de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura. Os contemplados terão até o dia 28 de julho de 2020 para apresentar seu projeto em formato HD para ser lançado em Rede.
A inscrição será pelo Google Forms e será necessário ter uma conta no gmail, os documentos serão anexados nessa plataforma: RG, CPF, currículo, portfólio, comprovante de residência. A plataforma é segura e será acessado apenas pela comissão julgadora.
O Edital foi construído sobre as ações do Sistema Estadual de Cultura e destina-se as atividades culturais que fazem parte da estruturação do Sistema e contempla produções culturais nas áreas de: música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus,cultura alimentar, expressões culturais populares. São quatro linhas de ação: Manifestação artística; Criação de Conteúdos Digitais; Oficinas culturais à distância e Conteúdos audiovisuais.

As dúvidas podem ser enviadas pelo email e pelo link com todos os passos para inscrição.

1 - Entrar no link : http://cultura.rj.gov.br/fundo-estadual-de-cultura/
2 - Entrar na aba: Cultura Presente nas Redes.
3 - Clicar na aba: "Clique Aqui para se inscrever.

Inscreva-se e boa sorte! Está previsto o lançamento de outro edital com recurso do Fundo Estadual de Cultura em breve, desta vez será via Fundo Estadual de Cultura para Fundo Municipal de Cultura, portanto confira se seu município está apto para participar.









Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul