Os Fóruns a SECEC RJ e o Conselho

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019.

Os Fóruns a SECEC RJ e o Conselho

Representantes da diretoria dos Fóruns Regionais de Cultura do Estado do Rio de Janeiro se reuniram no dia 30,na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa– SECEC RJpara apresentar a posição dos Fóruns sobre o processo eleitoral para o Conselho Estadual de Politica Cultura- CEPC RJiniciado pela gestão anterior e contestado pelos Fóruns por não estar de acordo com as deliberações do Conselho. A posição dos Fóruns foi apresentada ao assessor especial do Secretário de Cultura e Economia Criativa Ruan Fernandes Lira, entre elas a proposta de novas eleições para os segmentos artísticos e a realização de eleição para a representação dos conselheiros regionais, o mais breve possível. O assessor Theo Schunck ouviu todas as demandas e reconhece a necessidade de urgência da eleição para oCEPC gestão 2019/2020 paranão paralisar o funcionamento do Sistema Estadual de Cultura - SIEC RJ. Ficou entendido entre as partesque por ter findo o mandato do biênio do Conselho 2016/2018, os Fóruns Regionais estarão participando do processo eleitoral de forma paritária tanto na Comissão Eleitoral como também do Comitê Gestor do Fundo Estadual de Cultura.


Foto divulgação da SECEC RJ
Conselho Nacional de Política Cultural

Até 17 de fevereiroestá aberta a consulta pública para a elaboração de novo decreto do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC, órgão responsável por propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no Brasil. Qualquer pessoa pode participar. As contribuições devem ser feitas acessando o link http://cnpc.cultura.gov.br
Segundo a secretária de Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Magali Moura, o objetivo é ter um CNPC mais ágil, que fortaleça o Sistema Nacional de Cultura, com representatividade da sociedade civil por meio dos Conselhos dos Estados e Municípios e das entidades dos setores culturais, com paridade entre poder público e sociedade civil. “Além disso, levamos em conta a dimensão simbólica, cidadã e econômica da cultura, tendo a multissetorialidade como critério orientador, com vistas ao debate de políticas públicas transversais e também específicas”, afirma.

Conselho Municipal de Política Cultural

O Conselho Municipal de Politica Cultural de Três Rios - CMPC convoca os conselheiros para a reunião extraordinária que será realizada dia 4 de fevereiro, às 17h30 na Casa de Cultura. A chamada foi publicada na última coluna, mas a reunião foi adiada e acontecerána próxima segunda-feira. A pauta é sobre os equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, entre eles o denominado Casa Generoso Portela.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

Crédito da Foto: Divulgação/ SECEC RJ

B01 - 728x90