ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Painel da Cultura 2019

Sábado, 21 de Dezembro de 2019.

  Painel da Cultura 2019 A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ divulgou na última sexta feira (13) um relatório sobre a cultura fluminense. Trata-se de um documento feito a partir de escuta e pesquisa executado pela Comissão durante o ano de 2019, sob a presidência do deputado Eliomar Coelho. A equipe percorreu as regionais fluminenses realizando audiência convocando os gestores públicos e trabalhadores da cultura em geral para participar. Desde o primeiro encontro, em 15 de abril noRio de Janeiro estivemos acompanhando os trabalhos que encerraram em 20 de setembro, em Três Rios e que contou com a participação de representantes dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e Sapucaia. Na consulta da região Centro Sul as questões relatadas a Comissão tiveram entre outros pontos: a dificuldade de comunicação e articulação regional, a necessidade de transparência orçamentária - estadual e municipal e a Arte e Cultura como trabalho sem a devida valorização dos artistas locais.
No Painel da Cultura Fluminense as informações estão organizadas de modo a colaborar com os municípios e as regionais no sentido de propiciar a organização da política cultural de cada local, com indicadores de investimento e localização das atividades culturais. Todos os Prefeitos, Gestores,as Câmaras Municipais, especialmente as Comissões de Cultura das Câmaras receberão o documento para que se informem sobre a diversidade cultural de sua regional e com isso possam contribuir para a implementação das políticas culturais locais. Para isso é fundamental que organizemos Plano de Cultura cujo instrumento irá ajudar na execução e mostrar a realidade de cada município, podendo assim definir a sua política e suas diretrizes e metas.
Colaborando, sobretudo para que os municípios realizem a sua parte cabe a secretaria de Estado de Cultura - SECEC garantir que o Sistema Estadual de Cultura instituído pela Lei 7035/2015 seja efetivamente cumprindo.





Representantes da Comissão de Cultura com os representantes do Conselho Estadual de Cultura e dos Fóruns de Cultura do Estado do RJ no lançamento do Painel de Cultura na Alerj

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul