Patrimônio Cultural

Sábado, 27 de Maio de 2017.

 



O Patrimônio Cultural significa tudo que a sociedade preserva com o objetivo de garantir a sobrevivência de sua história e de sua cultura,consiste empatrimônio arquitetônico – igrejas, casarios, edificações, clubes, palácios emonumentos. A produção intelectual – artes plásticas, literatura musica, fotografia e cinema. Os bens naturais – rios, montanhas, lagoa, dunas e costões. Os bens imateriais – costumes, tradições, folclore e ritos de diferentes grupos que integram a sociedade.



O Art. 216 da Constituição Brasileira, de 1988 assim define: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem entre outros: IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais. No §1º - O Poder Público, com colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.



Em todos os municípios existem leis no sentido de preservar o patrimônio cultural e não poderia deixar de ser diferente em nosso município. Cabe aos proprietários e responsáveis por edificações antigas, principalmente as anteriores aos anos 50, solicitar licenças aos órgãos competentes sempre que houver necessidade de fazer qualquer obra nessas edificações. A preservação é a única forma de se manter a identidade cultural de um povo. Cabe à sociedade se mobilizar para que sejam elaboradas políticas públicas que visem valorizar as singularidades e a diversidade da cultura brasileira e especificamente a identidade de cada um dos 5570 municípios. Em Três Rios o funcionamento seria diferente?



Setor de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura oferece oficinas da Caravana Rio Criativo na Região Centro Sul, dias 06, 07 e 08 de junho.



Uma vez por mês, a Incubadora Rio Criativo viaja para um dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro levando sua Caravana de oficinas gratuitas de gestão cultural, facilitadas por profissionais renomados e atendendo às demandas locais dos empreendedores culturais. A próxima região a ser visitada é a Centro-Sul, mais especificamente em Paty do Alferes. O evento acontecerá no Teatro Ivan Gomes Bernardes nos dias 06, 07 e 08 de junho e os temas das oficinas nesta edição serão: Marketing Digital, Gestão do Tempo, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Modelo de Negócios e Financiamento Coletivo.  As inscrições são gratuitas e abertas a todos os públicos: mais informações pelos telefones (21) 2333 4188 / (21) 2216 8500 Ramal 239



Nota de pesar



O Conselho de Política Cultural de Três Rios em nome de seus conselheiros manifesta pesar pelo falecimento de Maria Aparecida Bravo Xavier, ocorrido em 23 de maio. Personagem importante da história trirriense, atuante na cultura no município desde sempre, tendo sido presidente do Conselho Municipal de Cultura e conselheira. Publicou livros de poesia, contos e crônicas, tendo inclusive deixado um inédito sobre a história de Três Rios. Aos familiares nossos sentimentos!



 



Vera Alves Pereira



Presidente



 


Por Conselho Municipal de Cultura

B01 - 728x90