Patrimônio Cultural e Turismo

Sábado, 03 de Agosto de 2019.

Patrimônio Cultural e Turismo

O Patrimônio Culturalconfere a um povo o sentimento de identidade, ou seja, é o que faz com que se reconheça como comunidade, estimulando o senso de lugar, de continuidade histórica e o exercício da cidadania. Patrimônio culturalé a soma dos bens culturais de um povo que pode ser bens materiais, bens imateriais ou bens da natureza. Ele pode se tornar também um importante fator de desenvolvimento turístico, de promoção de bem estar e cidadania. A preservação do Patrimônio Histórico e Cultural deve ser compreendida como um ato cívico de todos os seus cidadãos. Estes podem participar na apresentação de projetos de lei, na fiscalização de execução de obras e na proteção legal.
Na região Centro Sul, necessitamos de uma união dos municípios no sentido de fortalecer a nossa identidade da região, para juntos buscarmos as politicas publicas que desenvolvam economicamente a ricaregiãoque somos sobre o ponto de vista do turismo cultural. A diversidade do patrimônio cultural da região é fruto de raízes comuns como os povos tradicionais que nela habitaram e os ciclos econômicos: do ouro e seus caminhos coloniais, do café com as fazendas produtoras com a mão de obra escrava, a implantação da ferrovia e os povos de diferentes regiões que para aqui vieram,entre outros. O turismo cultural precisa ter umamarca da região comum a todos os municípios, desse modo fortaleceremos nossa identidade.



Comissão de Cultura da Alerj em Três Rios
Dando prosseguimento a proposta iniciada no primeiro semestre, vem aí mais um encontro regional com gestores, agentes e trabalhadores da cultura! No dia 9 de agosto, a Comissão de Cultura da Alerj estará em Angra dos Reis para discutir a cultura na região da Costa Verde, que abrange Mangaratiba, Itaguaí e Paraty, além de Angra.
A Comissão vem realizando reuniões pelo interior, ouvindo as demandas de cada região e organizando uma agenda de trabalho que contemple as reais dificuldades e a diversidade do Estado, sempre com vistas à promoção e valorização da cultura fluminense.
É fundamental a presença dos trabalhadores da área, para construirmos juntos uma nova política de cultura para o Rio de Janeiro!
Na Região Centro Sulo encontro deverá acontecerem 20 desetembro, em Três Rios. Fique atento e vamos participar!

Museus
Também em setembro teremos as Oficinas de Capacitação Técnica sobre Museus promovida pela Superintendência de Museus do Estado - SMU RJ. Em Três Rios, nos dias 24 e 25 de setembro será realizada a primeira delas – Institucionalizando Museus, seguindo para Paraíba do Sul, Vassouras e Miguel Pereira com os outros temas.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90